P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 10/06/24
Matérias
Divulgação

Valparaíso de Goiás lidera crescimento na mudança das pessoas para apartamentos no Brasil; Censo 2022 do IBGE revela que o município goiano teve o maior aumento percentual no número de residentes em apartamentos no Brasil, que saltou de 10,8% para 35,1%

Valparaíso de Goiás lidera crescimento na mudança das pessoas para apartamentos no Brasil

24/02/2024, às 13:54 · Por Redação

A dinâmica urbana brasileira passa por mudanças significativas, e o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que Valparaíso de Goiás se destaca como um dos municípios que lideram esse processo de transformação. A pesquisa, divulgada nesta sexta-feira, 23, evidencia que o município do Entorno do Distrito Federal experimentou o maior aumento percentual no número de pessoas que escolheram viver em apartamentos no Brasil.

Em 2010, Valparaíso de Goiás ocupava a 111ª posição no ranking nacional em relação à proporção de residentes em apartamentos. No entanto, os dados mais recentes mostram uma ascensão notável, colocando a cidade na 14ª posição. O salto representa um aumento expressivo de 24,3%, saindo de 10,8% para 35,1% da população morando em prédios.

A pesquisa do IBGE ressalta que, apesar desse crescimento notável, a maioria dos brasileiros ainda reside em casas, representando 87,2% da população. A tendência de mudança para apartamentos é observada em todo o país, com a proporção nacional passando de 8,5% em 2010 para 12,5% em 2022. No ano 2000, essa taxa era de 7,6%.

No cenário nacional, Valparaíso de Goiás superou algumas capitais importantes, como Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Brasília (DF). Santos (SP) lidera a lista, com 63,45% da população vivendo em apartamentos.

Em relação às unidades federativas, o Distrito Federal mantém a maior proporção de residentes em condomínios verticais, alcançando 28,7%. Tocantins, por outro lado, lidera em moradias horizontais, com 97,1% da população vivendo em casas ou em vilas e condomínios fechados.

A pesquisa ainda destaca que apenas 49 dos 5.570 municípios do Brasil têm mais de 25% da população vivendo em apartamentos, com uma média nacional de 2,5%. Entre as cidades com mais de 50% de moradores em prédios, destacam-se São Caetano do Sul, Balneário Camboriú e Santos.


Expansão Apartamentos Valparaíso de Goiás Brasil
P U B L I C I D A D E