Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Com o aumento da demanda, Aparecida de Goiânia inaugurou 106 novos leitos, sendo 20 de UTI no Hmap e 86 de enfermaria no Centro Municipal de Especialidades

Aparecida de Goiânia amplia leitos para tratamento de pacientes com Covid-19

20/02/2024, às 10:21 · Por Redação

Em resposta ao aumento de casos de Covid-19, Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana de Goiânia, anuncia a abertura de novos leitos destinados exclusivamente ao tratamento de pacientes infectados pelo coronavírus. O município prevê a criação de 106 novas vagas, sendo 30 já em operação no Centro Municipal de Especialidades, com a perspectiva de chegar a 50 até a próxima semana. 

Além disso, dez leitos de UTI foram inaugurados no último domingo, 7, no Hospital Municipal de Aparecida (Hmap), com outros dez previstos para entrar em operação nesta quinta-feira, 11, e os demais a serem abertos conforme a demanda.

O secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, destaca que, diante do aumento na busca por leitos, o município adaptou o espaço de atendimento ambulatorial no Centro de Especialidades, abrindo leitos de enfermaria e possibilitando a ampliação das vagas de UTI no Hmap.

Todos os leitos da cidade são regulados pelo município, que atende pacientes de diversas localidades, inclusive de outros estados, mantendo parceria com a regulação estadual. "Tudo foi planejado, a estrutura está pronta e a contratação dos profissionais está a cargo da OS, que gere o HMAP", afirmou o secretário, ao jornal O Popular.

Mesmo com a expansão dos leitos, Magalhães reforça a importância de a população manter as medidas de prevenção, como uso de máscaras, álcool em gel e evitar aglomerações. Na manhã desta quarta-feira, a taxa de ocupação dos leitos de UTI SUS em Aparecida estava em 93%, enquanto os leitos de enfermaria apresentavam ocupação de 88%. 

O secretário destaca que, dos 130 leitos de UTI, 56% estão ocupados por pacientes de outras localidades, alguns com planos de saúde. O Hmap conta ainda com UTI pediátrica humanizada, onde uma criança de 8 anos está internada com Covid-19.


Saúde Covid-19 Casos Leitos Aparecida de Goiânia Goiás
P U B L I C I D A D E