Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Baixa procura por vacinação no Carnaval aumenta preocupações com nova onda da Covid-19 em Goiânia; cenário preocupa autoridades de saúde em Goiás

Baixa procura por vacinação no Carnaval aumenta preocupações com nova onda da Covid-19 em Goiânia

14/02/2024, às 10:49 · Por Redação

O feriado de Carnaval em Goiânia revelou uma baixa procura pela vacinação, mesmo com a disponibilidade de atendimento em quatro unidades de saúde mantidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) durante o período festivo. A preocupação cresce à medida que a nova onda da Covid-19 atinge o estado de Goiás.

Nas unidades localizadas nos setores Pedro Ludovico, Urias Magalhães, Novo Horizonte e Jardim América, os servidores relataram uma busca abaixo do esperado durante o feriado de Carnaval.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), nas seis primeiras semanas do ano, entre janeiro e fevereiro, foram registrados 11,3 mil casos de Covid-19 e confirmadas 22 mortes. No mesmo período, foram aplicadas 4,9 mil primeiras doses, 4 mil segundas doses e 21,3 mil doses de reforço.

Com a circulação intensificada do vírus e as festividades de carnaval propensas a aglomerações, a SES-GO expressa sua apreensão com o atual cenário. Flúvia Amorim, superintendente de Vigilância Sanitária em Saúde da pasta, reforça a importância dos cuidados preventivos. "Se a pessoa está com sintomas respiratórios, use máscara, evite locais com aglomeração e, principalmente, conclua a vacinação", destaca.

Diante do aumento de casos, algumas prefeituras goianas optaram por cancelar as celebrações de carnaval de forma preventiva. Municípios como Goiatuba, Guapó, Itapuranga, Petrolina de Goiás e São Francisco de Goiás suspendem as festividades, este último considerando também a situação de emergência devido aos registros elevados de dengue.

Além da vacina contra a Covid-19, as unidades de saúde de Goiânia disponibilizaram imunizantes de rotina para crianças e adolescentes, como febre amarela, gripe, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), poliomielite, BCG e DTP (difteria, tétano e coqueluche). A vacinação contra a dengue para crianças de 10 e 11 anos começou nesta quinta-feira, 15, com 34,2 mil doses da vacina Qdenga recebidas pela SMS na última sexta-feira, 9. A quantidade é suficiente para atender toda a faixa etária mencionada com a primeira dose. As vacinas estão disponíveis em todas as 72 salas de vacina nas unidades municipais de saúde.


Saúde Covid-19 SES SMS Carnaval Goiânia Goiás
P U B L I C I D A D E