Poder Goiás

Goiânia, 25/02/24
Matérias
Jackson Rodrigues

Anápolis é excluída na primeira remessa da vacina contra a dengue; cidade havia gerado expectativa após anúncio prévio do Ministério da Saúde

Anápolis é excluída na primeira remessa da vacina contra a dengue

10/02/2024, às 09:33 · Por Redação

O anúncio inicial do Ministério da Saúde (MS) trouxe esperança para Anápolis e sua população, que enfrentam um aumento expressivo nos casos de dengue. No entanto, a notícia de que a cidade não foi incluída na primeira remessa da vacina causou frustração e levou a questionamentos sobre os critérios adotados para a distribuição.

O município, com mais de 100 mil habitantes, deveria receber as doses, segundo as diretrizes do Ministério da Saúde. Com mais de 3,4 mil casos notificados e sete óbitos em investigação, a cidade gerou expectativa, mas em vão. A distribuição das doses, no entanto, apresentou uma disparidade notável nas regionais goianas. A primeira remessa atendeu apenas à região Central e Centro-Sul do Estado, deixando Anápolis de fora.

O segundo lote, por sua vez, continuou excluindo a cidade, priorizando áreas do Entorno, Sul e Sudeste 2. O Ministério da Saúde alegou ao jornal Opção que a escolha das localidades segue critérios como a incidência da doença, densidade populacional e perfil epidemiológico, justificando as exclusões.  A Secretaria de Saúde de Goiás, por sua vez, disse que executou o cronograma estabelecido pelo órgão federal. 

Confira as cidades goianas que vão receber o primeiro lote da vacina: Goianira, Guapó, Inhumas, Itaguari, Itauçu, Jesúpolis, Nazário, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás, Petrolina de Goiás, Santa Bárbara de Goiás, Santa Rosa de Goiás, Santo Antônio de Goiás, São Francisco de Goiás, Taquaral de Goiás, Trindade, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Caldazinha, Cezarina, Cristianópolis, Cromínia, Edealina, Edéia, Hidrolândia, Indiara, Jandaia, Leopoldo de Bulhões, Mairipotaba, Orizona, Piracanjuba, Pontalina, Professor Jamil, São Miguel do Passa Quatro, Senador Canedo, Silvânia, Varjão, Vianópolis e Vicentinópolis.


Vacina QDenga Anápolis Goiás