Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Defesa Civil e Seinfra atuam no local para avaliar as causas, enquanto moradores relatam impactos recorrentes

Alagamentos atingem bairros em Goiânia após transbordamento do Ribeirão João Leite

07/02/2024, às 12:52 · Por Redação

As ruas do Setor Maria Rosa, em Goiânia, foram tomadas por água após o transbordamento do Ribeirão João Leite na noite da última segunda-feira, 5. O alagamento atingiu residências, levando equipes da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) a mobilizarem-se para avaliar a situação. Não há relatos de feridos, conforme informado pelo Corpo de Bombeiros.

A causa exata do transbordamento ainda não foi confirmada. A Seinfra disse ao G1 que há possibilidade de uma boca de lobo entupida e afirmou que, caso confirmado, será realizada a limpeza da rede de drenagem.

A Defesa Civil de Goiânia, responsável pela catalogação da região como área de risco, informou que está monitorando a situação. Em casos de agravamento, ações emergenciais, como evacuação da área, são consideradas.

Um morador da região há 22 anos, tratou o episódio com certa normalidade, embora tenha destacado a recorrência do problema. Enviando vídeos das ruas alagadas, Mauro ressaltou que a casa foi construída em uma altura que impede a entrada de água, mas lamentou a perda de animais devido às inundações.

Quanto à situação recorrente, ele sugeriu medidas mais drásticas: "Eles têm que desapropriar esse povo aí e tirar todo mundo, porque tem área verde. O problema é isso, não é lugar de construir, não", afirmou.

A Saneago, por sua vez, esclareceu que, embora seja usuária da bacia do João Leite, a responsabilidade pelo escoamento da água da chuva é da Prefeitura de Goiânia. A empresa ressaltou que o alagamento não está relacionado ao funcionamento da barragem, pois esta não conta com comportas que abrem ou fecham, não alterando a vazão do Ribeirão a jusante (abaixo da barragem).


Alagamento Setor Maria Rosa João Leite Goiânia Goiás
P U B L I C I D A D E