Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Jackson Rodrigues - Secom Goiânia

Secretaria de Estado da Saúde destaca a importância da vacinação e reforça outras medidas preventivas, como higienização das mãos e uso de máscaras, enquanto o Estado se adapta às mudanças nas diretrizes de vacinação

Apenas 14% dos goianos receberam imunizante bivalente contra a Covid-19

04/02/2024, às 08:10 · Por Redação

A cobertura vacinal do imunizante bivalente contra a Covid-19 em Goiás atingiu apenas 14% dos goianos, conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) na última quinta-feira, 1º. Essa vacina abrange novas variantes do coronavírus, além da cepa original, reforçando a imunização da população.

Em 2024, o estado registrou 5.158 casos de Covid-19, sendo 1.986 apenas na quarta semana de janeiro. Apesar do aumento recente nos casos, a SES-GO destaca que esse quantitativo é significativamente menor em comparação ao mesmo período de 2023, quando o Estado atingiu 25.863 casos.

A SES-GO reitera que a vacinação é a principal estratégia para combater o vírus e evitar complicações. Além disso, a pasta enfatiza a necessidade de manter outras medidas preventivas, como a higienização regular das mãos com álcool 70% ou água e sabão, e o uso de máscaras, especialmente por pessoas com sintomas gripais, diagnosticadas positivamente para a Covid-19, ou com fatores de risco para complicações respiratórias.

Com as mudanças implementadas pelo Ministério da Saúde no início de 2024, a vacinação contra a Covid-19 é disponibilizada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, grupos prioritários com cinco anos de idade ou mais e maior risco, além de pessoas a partir de 5 anos que não foram vacinadas anteriormente ou que receberam apenas uma dose.

Os dados do painel da Covid mostram que, em relação à primeira dose, 84,42% das pessoas foram vacinadas, enquanto a segunda dose ou dose única atingiu 77,34%. No total, foram distribuídas 17,9 milhões de doses no estado, sendo que 16,3 milhões foram aplicadas, representando 91% de efetividade na imunização.


Saúde Covid-19 Casos Confirmados Vacinação Goiás
P U B L I C I D A D E