Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Myke Sena - Ministério da Saúde

Goiás tem 18 mortes por Covid-19 só em janeiro; o Estado enfrenta um aumento nos casos de Covid-19 e registra 5.158 casos confirmados

Goiás registra 18 mortes por Covid-19 somente em janeiro

03/02/2024, às 13:42 · Por Redação

O mês de janeiro de 2024 trouxe consigo uma preocupação para Goiás no que diz respeito ao enfretamento de um novo ciclo do aumento no número de casos de Covid-19. Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) revelaram que, somente no primeiro mês, foram registrados 18 óbitos pela doença. Além disso, 5.158 casos da doença foram confirmados.

No caso de óbitos, em comparação com 2023, quando 97 mortes foram registradas no mesmo período, observa-se uma redução de 81,4%. Embora a diminuição de mortes, o aumento nos casos ressalta a importância contínua das medidas preventivas e do esforço coletivo para conter a disseminação do vírus.

O possível novo surto da doença tem sido percebido nos pontos de testagem da Prefeitura de Goiânia, como o do Parque Amazônia, que passaram a registrar longas filas. A superintendente de vigilância em saúde da SES, Flúvia Amorim, ressalta a importância de ter completado o esquema vacinal para evitar o aumento nos números de internações e óbitos.

Em meio à busca por testes, o empresário Junior Correa, aguardando sua vez no ponto de testagem da Banca do Batata, expressou sua preocupação com a falta de seriedade em relação à Covid-19. "Vejo a necessidade da adoção de alguns protocolos para reduzir esses números", alerta Correa, apontando para a extensão da fila de carros.

A situação também preocupa trabalhadores, como o operador de caixa Marcos Rosa, que relata casos de colegas isolados por conta da Covid-19 no supermercado em que trabalha. "Tomei todas as doses da vacina e não estou com sintomas, mas vim fazer o teste por segurança", afirma Marcos, ao destacar a importância da testagem regular para evitar a propagação do vírus.

Vacinação
Em 2024, a vacina contra a Covid-19 passou a integrar o Calendário Nacional de Vacinação. Com a mudança, anunciada pelo Ministério da Saúde, o imunizante passou a ser obrigatório para crianças de 6 meses a menores de 5 anos e ofertado de forma anual para os grupos considerados prioritários. 

Entre os grupos com maior risco de desenvolver as formas graves da Covid e que deverão ser priorizados durante a vacinação a partir do ano que vem estão: idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, pessoas com deficiência permanente, pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas em situação de rua. No Estado, 5.993.962 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19.


Saúde Covid-19 Mortes Casos Confirmados Goiás
P U B L I C I D A D E