Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Reprodução - Redes Sociais

Hellen Matias é acusada por realizar cirurgias estéticas ilegais que deixaram pacientes com deformidades

Dentista com mais de 650 mil seguidores é presa por deformar rostos de pacientes

31/01/2024, às 12:48 · Por Redação

A cirurgiã-dentista Hellen Kacia Matias Silva, detentora de um perfil profissional com mais de 650 mil seguidores nas redes sociais, foi presa em Goiânia sob suspeita de realizar procedimentos estéticos ilegais que resultaram em deformidades faciais em pacientes. A prisão ocorreu nesta terça-feira, 30, e a dentista é acusada por pelo menos 10 pessoas por má conduta profissional.

Hellen é registrada no Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CRO-GO) como cirurgiã-dentista especializada em harmonização orofacial. O registro profissional permanece ativo, mesmo após a prisão da profissional.

A dentista foi detida após uma investigação da Polícia Civil, iniciada em setembro de 2023, que apurou denúncias de exercício ilegal da medicina por Hellen e outros três médicos. A suspeita é de que ela tenha realizado cirurgias estéticas proibidas para dentistas, como alectomia, blefaroplastia e lipo de papada.

A investigação revelou que a profissional utilizava suas redes sociais para divulgar os serviços, oferecendo procedimentos a preços abaixo do mercado. Seu perfil contém 297 publicações, entre vídeos e fotos, apresentando resultados de intervenções em pacientes. Hellen também comercializava cursos pela internet, ensinando técnicas que só poderiam ser realizadas por cirurgiões plásticos.

A polícia identificou insatisfação entre clientes que passaram por procedimentos estéticos com Hellen e seus alunos, originando relatos de rostos deformados. Em novembro de 2023, um mandado de busca e apreensão foi cumprido em sua clínica. No local foram apreendidos celulares, prontuários e materiais cirúrgicos.

Os depoimentos colhidos até o momento, incluindo os de ex-funcionários da dentista, afirmam que Hellen não aceitava críticas ao seu trabalho. Na primeira fase da operação, a polícia encontrou instrumentos cirúrgicos, anestésicos e medicamentos vencidos na clínica da investigada, levando à apreensão e descarte desses materiais pela Vigilância Sanitária.

Além das acusações criminais, a dentista foi autuada por infrações administrativas, que incluem inadequação do alvará sanitário do estabelecimento.


Prisão Hellen Matias Dentista Goiânia Goiás
P U B L I C I D A D E