Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Além de ver as partidas do clube de coração, Maria gostava de viajar com os filhos para a praia

Obituário da Folha faz homenagem a 'vovó do Goiás'

29/01/2024, às 18:19 · Por Redação

Maria de Alencar Pimentel, 83, morreu no último dia 10, em decorrência de um infarto, e deixou os filhos Maria dos Santos, 62, Luzinete Alencar Pimentel, 57, Deuzeni de Alencar, 56, José Rivaldo de Alencar, 54 e Marilene de Alencar, 43, e o neto Felipe Joaquim, 13, que ela queria ver jogando no Goiás, o clube de coração.

Além de ver as partidas do Goiás, Maria viajava com os filhos para a praia e passava temporadas com sua filha Lu em São Paulo. Entre os destinos favoritos, Aparecida, onde passou várias viradas de ano, e Guarujá, no litoral paulista.

Poderia ser mais um caso de torcedora ilustre, mas ela teve sua vida contada no obituário do jornal Folha de São Paulo. 

O texto falou de sua paixão pelo Goiás, que só ficava em segundo lugar quando o outro compromisso era a missa. Pela televisão ou no estádio, mesmo embaixo de chuva, lá estava ela, torcendo pela equipe que simbolizava sua paixão pelo futebol, o que lhe rendeu o título informal de vovó do Goiás.

Maria  nasceu na região de Oeiras, primeira capital do Piauí, a 225 km da atual, Teresina. Durante a infância e a adolescência, trabalhou na roça junto com a família, plantando milho, feijão e arroz, até se casar com Nelson Pimentel.

"A história do casamento foi linda: ela fugiu com ele, porque ele não teve coragem de pedi-la em casamento. Sumiram", diz uma das filhas, a jornalista Lu Pimentel, 57. "Mas, quando foram a um cartório, precisavam dos pais como testemunhas e voltaram."

Após voltar para Oeiras, o casal recebeu do pai de Maria um pedaço de terra para cultivar. A família cresceu com os primeiros filhos e eles decidiram partir para Goiânia em meados da década de 1970. Depois se separou e passou a sustentar os cinco filhos sozinha até que eles conseguissem se estabelecer financeiramente. 


Vovó Goiás Esporte Clube
P U B L I C I D A D E