Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Reprodução

Deputado federal pelo MDB Eunício Oliveira recupera controle de propriedades que foram alvo de disputa legal com a família Leite por mais de uma década; oficial de Justiça formaliza posse após decisão do STJ

Eunício Oliveira retoma posse de fazendas em Goiás após batalha judicial de 15 anos

28/01/2024, às 08:06 · Por Redação

O deputado federal Eunício Oliveira (MDB) reassumiu o controle de duas fazendas em Goiás na última sexta-feira, 26, após uma batalha judicial que se estendia por 15 anos. Um oficial de Justiça, acompanhado por policiais, formalizou a posse dos imóveis, que eram objeto de uma disputa legal entre o parlamentar e a família Leite.

A família, que havia sido removida das terras em 2007 por uma decisão judicial, perdeu novamente a posse das fazendas Cotia e Barra da Congonha, totalizando 323 hectares. Em agosto de 2022, três ministros da quarta turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) revogaram uma liminar do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), que mantinha os irmãos Marta, Adriano e Fábio Leite como proprietários das terras.

A decisão do STJ gerou controvérsias, especialmente pela participação do ministro Raul Araújo, cujo voto decisivo foi influenciado por Eunício Oliveira. Á época, a influência do parlamentar, com a recusa de vender as fazendas, envolveu acusações de furto de gado, investigações policiais e a posterior condenação dos Leite por danos morais.

A reintegração de posse foi formalizada na sexta-feira, quando um oficial de Justiça, acompanhado de policiais militares, oficializou a transferência das propriedades para Eunício Oliveira. A decisão judicial também determinou que a família Leite retirasse todos os seus bens das fazendas até as 18 horas do mesmo dia, aguardando o julgamento do mérito do recurso pelo Tribunal de Justiça de Goiás, ainda sem data prevista para análise.



Fazendas Deputado Federal Eunício Oliveira STJ TJ Goiás
P U B L I C I D A D E