Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Caiado, sobre disputa presidencial: O somatório de várias ações, hoje, faz com que eu me coloque como pré-candidato

Candidatura de Caiado a presidente é destaque no Globo

27/01/2024, às 14:58 · Por Redação

A possível candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, à presidência da República foi destaque no Globo deste sábado (27/01). O jornal fez uma entrevista exclusiva com Caiado, que falou sobre sua trajetória no Congresso e sobre os programas de sucesso no Estado como referências que o habilitam à disputa. 

"Acredito que o somatório de várias ações, hoje, faz com que eu me coloque como pré-candidato do União Brasil ao cargo", disse. "Também me coloco à disposição para disputar a Presidência por me orgulhar dos índices de educação, saúde e geração de empregos obtidos em Goiás. Temos uma ação completa que me credencia."

Caiado ressaltou a importância do apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro em sua campanha, destacando valores conservadores compartilhados desde a década de 1980. “Trabalharei, sim, para ter o apoio dele à minha candidatura. Acho que nenhum martelo está batido”, observou, pontuando que este, no entanto, não é fator decisório. “Eu não posso transferir para ele a responsabilidade da minha pré-campanha. Preciso é fazer por onde merecer apoio.”

Questionado sobre a possibilidade de seu partido, União Brasil, caminhar com o presidente Lula, Caiado assegurou a manutenção da visão conservadora da sigla, indicando que não acredita em uma aliança com o presidente nas próximas eleições, apesar da atual colaboração em projetos de interesse nacional. “Administro um estado em parceria com prefeitos do PT e do PSB, mas não estarei no palanque deles.”

Sobre as eleições municipais em Goiânia, Caiado, que ainda não declarou apoio a um candidato, disse que buscará aglutinar partidos em torno de uma candidatura da base. Sobre a fato de o presidente Lula não ter vindo ao estado na atual gestão, Caiado reafirmou que Goiás é um ambiente acolhedor para o presidente ou qualquer chefe de Estado, enfatizando seu respeito à liturgia dos cargos e seu compromisso com o protocolo adequado para recebê-los.

Outros temas

Sobre questões de segurança pública, o governador criticou a proposta de criar um Conselho Nacional das Polícias, defendendo uma abordagem mais integrada entre as diferentes forças policiais e maior autonomia aos estados. "Segurança pública não é feita de ouvir teóricos. Para mim, é necessário fazer uma integração entre as polícias Federal, Militar, Civil e Penal, com parcerias e salas de controle", disse.

Ele também expressou sua oposição à regulamentação do uso de câmeras em uniformes policiais, argumentando que a prioridade deveria ser monitorar criminosos.

Ao abordar temas agrários, Caiado criticou a inação do governo federal em relação ao MST, considerando-o omisso e destacando a necessidade de impedir invasões de propriedades. 


Ronaldo Caiado Aprovação
P U B L I C I D A D E