Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Segunda pesquisa de intenção de voto para as eleições municipais de 2024 mostra que 73,33% dos entrevistados em Goiânia estão indecisos e mostra que o cenário está aberto na capital

Elevado número de indecisos marca início das pesquisas eleitorais em Goiânia, revela Goiás Pesquisas/Mais Goiás

24/01/2024, às 16:07 · Por Redação

O levantamento elaborado pela Goiás Pesquisas e divulgado pelo portal Mais Goiás nesta terça-feira, 23, mostra um elevado número de indecisos. O estudo revela que 73,33% dos entrevistados ainda não têm uma definição sobre em quem votar. Analistas políticas consideram como normal esse cenário no atual momento do processo eleitoral, que está no inicio. A análise indica que há um longo caminho pela frente e muita margem para os candidatos trabalharem na busca pelo reconhecimento e apoio dos eleitores.

O levantamento também mostra dados sobre a preferência dos entrevistados em uma abordagem espontânea, na qual não são apresentados os nomes dos candidatos. O deputado federal Gustavo Gayer (PL) e o atual prefeito Rogério Cruz (Republicanos) aparecem em empate técnico, com 4,63% e 4,14%, respectivamente. A deputada federal Adriana Accorsi, do PT, completa o trio da liderança com 2,80%.

O cientista político Guilherme Carvalho disse ao Mais Goiás que os altos índices de indecisos são normais nesse estágio inicial do processo eleitoral e ressaltou a ausência de uma liderança como Iris Rezende. Ele destacou que o goianiense está acostumado a líderes provenientes do MDB. Carvalho menciona o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Bruno Peixoto, como uma figura com espaço potencial na disputa, dependendo de uma composição com o MDB.

No contexto das movimentações políticas recentes, Bruno Peixoto, atendendo a um pedido do governador Ronaldo Caiado, desacelerou sua pré-candidatura. No entanto, aliados afirmam que seu projeto é "irreversível", aguardando apenas o momento oportuno para retomar suas atividades.

A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 19 de janeiro, entrevistando 821 pessoas em nove regiões de Goiânia, com uma margem de erro máxima de 3,42 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.


Política Eleições 2024 Pesquisa Prefeitura de Goiânia
P U B L I C I D A D E