Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Programa Farmácia Popular inicia distribuição gratuita de absorventes em Goiás para população vulnerável; iniciativa teve início nesta quarta-feira, 17, e 1.828 unidades do programa em Goiás passaram a oferecer o produto

Programa Farmácia Popular inicia distribuição gratuita de absorventes em Goiás para população vulnerável

18/01/2024, às 10:59 · Por Redação

O Programa Farmácia Popular, iniciativa do Governo Federal, deu início nesta quarta-feira, 17, à distribuição gratuita de absorventes em 1.828 unidades em Goiás. O programa, que visa atender grupos em situação de vulnerabilidade, como aqueles abaixo da linha da pobreza, matriculados em escolas públicas, em situação de rua ou extrema vulnerabilidade, além da população carcerária, contempla agora a oferta gratuita de absorventes para brasileiras ou estrangeiras residentes no Brasil, entre 10 e 49 anos.

A ação, que integra o Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, abrange também estudantes de instituições públicas de ensino, desde que inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), com renda familiar mensal de até R$ 706 por pessoa. Para pessoas em situação de rua, não há limite de renda e abrange um público-alvo de aproximadamente 24 milhões de pessoas.

O acesso ao benefício requer a apresentação de documento de identificação pessoal e autorização do Programa Dignidade Menstrual, disponível em formato impresso ou digital através do aplicativo ou site do Meu SUS Digital (antigo Conecte SUS). A aquisição de absorventes para menores de 16 anos deve ser realizada pelo responsável legal, e orientações adicionais estão disponíveis no Disque Saúde 136.

Em caso de dificuldades com o aplicativo ou emissão da autorização, o Ministério da Saúde recomenda procurar uma unidade básica de saúde. Pessoas em situação de rua podem buscar assistência nos centros de referência da assistência social, centros de acolhimento e equipes de Consultório na Rua. Já para aquelas recolhidas em unidades do sistema penal, a entrega será coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, ocorrendo diretamente nas instituições prisionais.

O Programa Farmácia Popular, que complementa a disponibilização de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde em parceria com farmácias privadas, oferece também medicamentos gratuitos para diabetes, asma e hipertensão, além de outras opções subsidiadas para diversas condições. A iniciativa amplia seu alcance ao contemplar a distribuição gratuita de absorventes, reforça a abrangência e o impacto positivo na promoção da saúde e dignidade menstrual para milhões de brasileiros.


Farmácia Popular Absorventes População Vulnerável Goiás
P U B L I C I D A D E