Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Dados do relatório Agro em Dados da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento revelam que Goiás produziu, de janeiro e novembro de 2023, 142,2 mil toneladas de Café

Café goiano: exportações ultrapassam os 50 milhões de dólares em 2023

13/01/2024, às 09:02 · Por Redação

No período de janeiro a novembro de 2023, o Estado de Goiás consolidou sua posição como um dos principais exportadores de café, alcançando a marca de US$ 50,5 milhões em exportações, conforme revelado pelo relatório Agro em Dados da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A produção do grão atingiu 142,2 mil toneladas, evidenciando um expressivo aumento de 33,6%.

Apesar do clima favorável ao longo da temporada, a safra foi marcada por uma bienalidade negativa, o que impactou na redução da área em produção e da produtividade. No entanto, áreas em formação, onde as mudas de café ainda não expressaram todo seu potencial produtivo, apresentaram um crescimento significativo de 117,1%, que totalizou em 1.793 hectares e indica o investimento contínuo dos produtores na cultura.

O município de Cristalina, localizado a 280 km de Goiânia, se destacou como o principal produtor do grão no estado, seguido por Cabeceiras, Campo Alegre de Goiás e Paraúna. No cenário nacional, Goiás figurou como o sétimo maior produtor de café, contribuindo com 0,5% da produção total do país. Minas Gerais lidera como o maior produtor, com R$ 26,5 bilhões em Valor Bruto de Produção (VBP), seguido por São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Paraná e Rio de Janeiro.

As exportações brasileiras de café arábica têm como principais destinos os Estados Unidos da América, com 14,8% de participação, seguidos pela Alemanha (12%), Itália (11%), Japão (8,7%) e Colômbia (8,6%). O café goiano contribuiu para essa demanda global, consolidando-se como um importante ator no mercado internacional do grão.


Exportação Produção Café Seapa Governo de Goiás
P U B L I C I D A D E