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Goiânia, 29/05/24
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Prometida para 31 de dezembro pelo prefeito Rogério Cruz, a obra do BRT ainda não foi entregue e cria incertezas sobre o prazo real de inauguração

BRT Norte-Sul, em Goiânia, acumula 10º atraso e sete estações ainda aguardam conclusão

03/01/2024, às 10:00 · Por Redação

O BRT Norte-Sul, projeto de corredor exclusivo de ônibus em Goiânia, acumula seu décimo atraso e frusta a expectativa de conclusão no último dia 31 de dezembro. O corredor, que já sofreu diversos adiamentos desde o início da construção em maio de 2014, deveria ter suas 31 estações finalizadas, mas sete delas ainda aguardam conclusão.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) informou ao jornal O Popular que 24 estações, localizadas entre os Terminais Recanto do Bosque e Isidória, foram finalizadas pelo consórcio responsável. Contudo, as estações restantes, principalmente na Avenida Goiás, no Setor Central, estão em andamento, com a Seinfra destacando um "ritmo acelerado" nas obras.

O prazo inicial, estipulado em acordo entre a Prefeitura e o consórcio em setembro, previa a entrega até 31 de dezembro de 2023. Embora a data não tenha sido cumprida, ainda existe uma margem até o próximo dia 15 devido ao acordo firmado. A Seinfra reforça que o consórcio protocolou um ofício garantindo a entrega dentro das datas previstas, inclusive com a intenção de antecipação.

O acordo entre a Prefeitura e o consórcio definiu a entrega de 11 estações até 57 dias após o pagamento da primeira parcela e as demais 20 estações em até 60 dias após o pagamento da segunda parcela. No entanto, o primeiro pagamento, que deveria ter ocorrido até 1º de outubro, foi feito com 15 dias de atraso, impactando o prazo acordado.

A Seinfra destaca que o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) tem feito vistorias diárias nas obras, garantindo a qualidade técnica e o respeito aos recursos públicos investidos. Apesar da demora, a Secretaria assegura que o trecho 2 do BRT Norte-Sul será entregue funcional durante a atual gestão. 

Entretanto, ainda são necessários serviços complementares, como calçadas, meios-fios e paisagismo, além de reparos em partes da estrutura finalizada desde 2016. Os serviços estão programados para janeiro, com a expectativa de que o consórcio finalize a instalação de equipamentos e faça as adaptações para a operação em um prazo de 30 a 45 dias. O descumprimento dos prazos anteriores gera incertezas sobre a data real de funcionamento do BRT Norte-Sul, que poderá ser estendida além de fevereiro.


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