Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Antonio de Andrade morreu em Brasília aos 72 anos

Morre Antonino de Andrade, ex-deputado estadual e ex-secretário de Maguito

30/12/2023, às 02:16 · Por Redação

Morreu em Brasília nesta sexta-feira, 29, aos 72 anos, o ex-deputado estadual Antonino Camilo de Andrade. A causa da morte ainda não foi divulgada. Nascido em 25 de julho de 1951 em Patos de Minas (MG), ele veio para Goiás nos anos 1970, logo após se formar em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (UnB). O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), assinou nota de pesar e decretou luto oficial de três dias.


Antonino foi deputado estadual na Alego por dois mandatos, pelo Partido Liberal (PL). Na 13ª Legislatura (1995 a 1998) ele assume pela primeira vez depois de ter sido eleito em 1994. Afasta-se em 1995 para assumir a Secretaria de Estado do Entorno de Brasília e do Nordeste Goiano. Também foi secretário no Governo de Maguito Vilela. 

Reassume o mandato em janeiro de 1998 ao exercer suas funções até o final da Legislatura. Depois ele foi reeleito para um segundo mandato, de 1999 a fevereiro de 2003. Além de deputado, Antonino foi membro do Conselho Estadual de Desenvolvimento Urbano.

Antes de ser deputado estadual, Antonino foi eleito prefeito de Cristalina em 1988 e exerceu o mandato integralmente de 1989 a 1992. Ele foi ainda o primeiro presidente do PL no município de Cristalina. Foi, também, sócio fundador do Rotary Clube de Cristalina, trabalhou como engenheiro na Usiminas e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Na iniciativa privada, em sua cidade, Antonino foi sócio-diretor da empresa Casarão Material de Construção e sócio-diretor da Construtora Veja.

Antonino é filho de seu Amadeu e dona Amélia, casal que adotou Cristalina para fundar a primeira grande empresa do município, a qual se notabilizou pela localização estratégica: o Posto JK. Casado com Neide Viana Eduardo Andrade há mais de 40 anos, Antonino Camilo de Andrade deixa dois filhos (Bruna e Tatiane) e dois netos (Clara e Iuri).


Luto Antônio de Andrade Goiás
P U B L I C I D A D E