Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Foragido da Justiça, homem de 27 anos, suspeito de integrar grupo que utilizava drones para enviar drogas e celulares ao Complexo Prisional de Aparecida

Operação integrada prende suspeito na Bélgica por envio de drogas e celulares a detentos em Goiás

29/12/2023, às 07:15 · Por Redação

Uma ação integrada entre as polícias Penal, Civil, Federal e Interpol resultou na prisão de um foragido da Justiça na Bélgica, suspeito de participar de uma associação criminosa envolvida no tráfico de drogas e celulares. A investigação apontou que o grupo utilizava drones para enviar os objetos para o Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia

O homem, de 27 anos, teve sua prisão efetuada em 18 de dezembro, mas o caso foi divulgado nesta quinta-feira, 28. A ação teve início após duas operações realizadas pela Polícia Penal na Casa de Prisão Provisória de Aparecida, em 2022, com foco no combate a organizações criminosas e interceptações de ilícitos.

Durante essas operações, um aparelho celular foi apreendido, levando à identificação de uma associação criminosa dedicada ao tráfico de drogas no Complexo Prisional de Aparecida. As investigações revelaram o uso de drones para enviar os equipamentos para o local.

Segundo a Diretoria Geral de Administração Penitenciária (DGAP), entre 2020 e 2022, foram apreendidos 19 drones no Complexo Prisional de Aparecida. Entretanto, até esta quinta-feira, 28, nenhum drone foi apreendido na região do complexo.

O suspeito, apontado como principal responsável pelo envio de entorpecentes e celulares por meio de drones, chegou a receber R$ 30 mil por entrega. O pedido de prisão preventiva foi emitido em outubro de 2022, mas o acusado já havia fugido do país na época. Assim, a Interpol emitiu uma "red notice" para incluir seu nome na lista internacional de procurados.

O cumprimento do mandado judicial na Bélgica ocorreu em 18 de dezembro, e agora se inicia o procedimento administrativo para sua extradição e apresentação à Justiça goiana. O suspeito responderá por tráfico de entorpecentes e associação para o tráfico. A DGAP não possui informações sobre a data de sua extradição para o Brasil.


Foragido Bélgica Goiás
P U B L I C I D A D E