Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Apesar da queda, a capital ainda se destaca e teve o 94º maior PIB per capita do país

Goiânia cai duas posições em ranking das cidades mais ricas do país

27/12/2023, às 11:42 · Por Redação

Novos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam uma mudança no cenário econômico de Goiânia, com a capital goiana caindo duas posições no ranking nacional do Produto Interno Bruto (PIB).

De acordo com o levantamento, em 2021, Goiânia registrou uma arrecadação total de R$ 59,9 bilhões, representando 0,66% do PIB nacional. Comparativamente a 2020, houve uma leve redução de 0,02 pontos percentuais. Embora modesta, essa diminuição resultou na perda de duas posições para a cidade, que agora ocupa a 15ª colocação, sendo ultrapassada por Maricá (RJ) e Niterói (RJ). Estes dois municípios experimentaram crescimento impulsionado pela extração de petróleo e gás natural, elevando suas porcentagens de 0,47% para 0,95% e de 0,54% para 0,74%, respectivamente.

Apesar desse declínio, Goiânia ainda se destaca, mantendo o 94º maior PIB per capita do país, com uma arrecadação de R$ 38,5 mil por habitante. Importante ressaltar que, além da capital, os municípios de Anápolis, Aparecida de Goiânia e Rio Verde também figuram entre os 100 maiores PIBs do Brasil.

Essa dinâmica econômica revela nuances interessantes sobre o desenvolvimento das cidades brasileiras, destacando a relevância de setores específicos para o crescimento econômico local.


Goiânia IBGE Cidades Ricas
P U B L I C I D A D E