Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Regularização diz respeito aos condutores profissionais com teste vencido ou com vencimento até dia 28 de dezembro

1,2 mil motoristas precisam fazer exame toxicológico em Goiás até quinta, 28

26/12/2023, às 14:53 · Por Redação

Goiás conta com 1,2 mil motoristas detentores de Carteira Nacional de Trânsito (CNH) profissional que devem renovar o exame toxicológico até 28 de dezembro, sob pena de multa gravíssima a partir de 28 de janeiro de 2024. Outros 274 mil condutores têm vencimento nos próximos dois anos. A obrigatoriedade, estabelecida pela Lei nº 14.599/2023, altera o Código de Trânsito Brasileiro, demandando o exame a cada dois anos e meio para categorias C, D ou E.

Todos os condutores dessas categorias, mesmo os não remunerados, devem realizar o exame, com a Carteira Digital de Trânsito indicando a necessidade. O presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, destaca a importância do exame na fiscalização e segurança no trânsito, alertando sobre multas de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH para quem não renovar. A suspensão do direito de dirigir ocorre em caso de reincidência em 12 meses. O não cumprimento impede a renovação da CNH.

Os motoristas podem realizar o exame em laboratórios credenciados, cuja lista está disponível no site do Ministério de Transportes, com a atualização automática no sistema do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) após o atendimento.


Motoristas Detran-GO Toxicológico
P U B L I C I D A D E