Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

SynBio UFG conquista 2º Lugar em Competição Internacional com revolucionário creme terapêutico para Xeroderma Pigmentoso

Alunos da UFG conquistam premiação inédita em Biologia Sintética

25/12/2023, às 16:48 · Por Redação

O clube de  Biologia Sintética  (SynBio UFG), formado por discentes do curso de graduação em Biotecnologia e Biomedicina da UFG, e uma biotecnologista coordenados pelo docente do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG), André Kipnis foram premiados em competição internacional organizado pela Fundação iGEM -  SynBio Festival. O grupo apresentou o AraraSun que trata-se de um creme terapêutico com flavonóides recombinantes da flora local da biodiversidade do Cerrado e com selenopeptídeo sintético, cujo objetivo é  prevenir tumores de pele e melhorar o tratamento de pessoas com a doença genética rara chamada de Xeroderma Pigmentoso (XP). Haja visto que o estado de Goiás, tem a  maior taxa de casos de XP no mundo, concentrados na comunidade de Araras, distrito do município de Faina, localizado a 208 quilômetros de Goiânia.

O projeto apresentado pelo SynBio UFG, obteve reconhecimento em 12 das 15 categorias especiais do festival, conquistando quatro prêmios e uma medalha de ouro na categoria de Saúde Humana e Biomedicina. A premiação culminou com a equipe assegurando o prestigioso segundo lugar na classificação geral, sendo distinguido com o título de "1st Runner up", na área da saúde. A cerimônia de entrega de prêmios, ocorrida em 8 de dezembro, foi transmitida ao vivo da Cidade do México pelo canal da Fundação iGEM no YouTube.

Ao se destacar em uma competição de escopo internacional, o SynBio UFG não apenas reforça sua presença na vanguarda da pesquisa em Biologia Sintética, mas também destaca-se como protagonista na busca por soluções inovadoras para desafios de saúde pública. O projeto AraraSun não apenas evidencia a excelência acadêmica e o compromisso com a inovação, mas também coloca a UFG e o estado de Goiás no mapa global da biotecnologia, contribuindo significativamente para a disseminação do conhecimento e o avanço científico.

 

 O conceito por trás da logo do projeto visa representar as pessoas afetadas por Xeroderma Pigmentoso na comunidade de Araras, que enfrentam sensibilidade à luz solar. A escolha da cor roxa tem o propósito de simbolizar a dor associada à condição rara dessa doença. Arte: SynBio UFG

O Sol é para Todos -  Compromisso além da ciência 

Impulsionado pela empatia e guiado pela inovação, o SynBio UFG, composto por Jhenyfer Brachmann, Alexandre Santos, Jaqueline Jacintho, Arthur Coelho, Bianca Cornélio e a biotecnologista Eduarda Dias, embarcou na missão de criar uma solução terapêutica e preventiva para o Xeroderma Pigmentoso . Segundo dados do projeto, os portadores de XP enfrentam uma sensibilidade extrema aos raios ultravioleta (UV), aumentando significativamente o risco de desenvolver melanomas e outros tipos de cânceres cutâneos. O AraraSun é um creme terapêutico, concebido teoricamente durante a competição. Ele combina quatro flavonoides e um peptídeo sintético, proporcionando propriedades antioxidantes e antitumorais.

Leiam mais informações aqui. 



UFG Pesquisa Xeroderma Pigmentoso
P U B L I C I D A D E