Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Muito antes do marketing político construir e moldar imagens, Iris já tinha uma marca própria: o homem dos mutirões

As muitas faces de Iris: homem dos mutirões, tocador de obras, líder nas Diretas, ministro das supersafras...

22/12/2023, às 09:16 · Por Redação

É difícil enquadrar Iris Rezende Machado, que faria 90 anos nesta sexta-feira, 22 de dezembro, em um único modelo político. Era, ao mesmo tempo, reconhecido como um excelente gestor, que quase sempre herdava gestões arrasadas, mas também um astuto político de bastidor, capaz de costuras habilidosas e precisas. Para a população que viu de perto seu trabalho também existia vários Iris: o homem dos mutirões, o grande tocador de obras ou ainda o ministro das supersafras.

Muito antes do marketing político construir e moldar imagens, Iris já tinha uma marca própria: o homem dos mutirões. Ele dizia que aprendeu na roça a ação solidária e importou para a cidade, diante dos imensos desafios que foi administrar Goiânia na década de 60. A iniciativa inédita o levou às páginas da revista Realidade, a maior em circulação no país naquela época.

Com mais estrutura, anos depois, levou seus mutirões para todo o Estado, seja para construir moradias, salas de aula ou levar água tratada e energia para grande parte dos municípios goianos.

E Iris continuou com seus mutirões até a última gestão, até o final, sempre enxergando nos serviços levados diretamente aos bairros mais uma oportunidade de estar ao lado do povo.

Mas Iris também foi o grande tocador de obras de Goiás. Em todas as cidades existem marcas profundas do seu trabalho – moradias, rodovias, energia elétrica, água tratada, escolas, rodoviárias, distritos agroindustriais, etc, etc... Em Goiânia, então, é impossível percorrer um trecho de um quilômetro e não se deparar com alguma obra deixada pelas gestões de Iris.

Se as habilidades como administrador estão por todos os cantos, o político também deixou marcas profundas em Goiás. Iris construiu uma candidatura ao governo, em 1982, tendo como oponentes dois gigantes, à época – Henrique Santillo e Mauro Borges. E o seu MDB manteve-se relevante ao longo do tempo e com densidade eleitoral graças ao seu empenho e fidelidade.

Nacionalmente, usou seu prestígio em Goiás para mobilizar o início da campanha pelas Diretas Já. Recentemente, o Jornal Opção relatou a história do primeiro comício pela volta das eleições diretas para presidente da República. A coragem de Iris foi destacada pelo jornal, já que nenhum outro líder nacional se dispôs a fazer o primeiro ato.

Depois, tornou-se ministro da Agricultura do governo Sarney. A impopularidade do presidente contrastava com o sucesso de Iris no Ministério. O país cresceu em sua produção agrícola e o político goiano ganhou destaque nacional com as chamadas supersafras.

A grandiosa história de Iris Rezende tem ainda diversos outros capítulos, impossíveis de serem relatados em um breve texto. Talvez o que iguala todos esses Iris, do início ao fim de sua vida, foi ser sempre a mesma pessoa: simples, humilde, grande nas atitudes e absolutamente firme nas suas convicções.



Iris Rezende MDB Goiânia
P U B L I C I D A D E