Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação - UFG

Bariani Ortêncio morre aos 100 anos em Goiânia nesta sexta-feira, 15

Bariani Ortêncio morre aos 100 anos em Goiânia

15/12/2023, às 21:21 · Por Redação

Morreu nesta sexta-feira, 15, um dos maiores ícones culturais em Goiânia. Trata-se de Waldomiro Bariani Ortêncio, que faleceu aos 100 anos. O escritor, folclorista e multifacetado artista goiano deixou um legado para a cultura do Estado, com mais de 50 obras escritas, que abrange desde contos até importantes estudos sobre o folclore goiano. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.

Bariani Ortêncio, que completou um século de vida em julho deste ano, sofreu um AVC no carnaval de 2022, e desde então, recebia visitas de amigos e familiares em casa. O multifacetado artista, além de suas realizações literárias, foi colunista do Jornal O Popular e um incansável pesquisador da cultura e do folclore goianos.

Bariani Ortêncio nasceu em Igarapava (SP) em 1923. Em 1930, começou seu curso primário. Em 1931, passou a trabalhar nas lojas Casas Pernambucanas. O escritor reside em Goiânia desde 1939 com sua família, tendo morado no bairro de Campinas. Jogou pelo Clube Atlético Goianiense e se estabeleceu no comércio de discos musicais, fundando o Bazar Paulistinha, na Avenida Anhanguera, no Centro de Goiânia.

Com mais de 50 livros publicados, Bariani deixou sua marca na literatura goiana com obras como "A Cozinha Goiana," "Dicionário do Brasil Central" e "Medicina Popular do Centro-Oeste." O folclorista também teve uma carreira como jogador de futebol, goleiro do Atlético Clube Goianiense, e empreendedor, sendo o fundador do Bazar Paulistinha.

O escritor, que foi fundador da Academia Goianiense de Letras e ocupou a presidência da União Brasileira de Escritores de Goiás, conquistou reconhecimento não apenas por suas habilidades literárias, mas também por seu papel como pesquisador incansável, conferencista, letrista e produtor cultural.

O governador Ronaldo Caiado decretou luto oficial de três dias pela perda do escritor e folclorista. Em nota, Caiado destacou a importância de Bariani Ortêncio para a história de Goiás, ressaltando sua contribuição como conhecedor da cultura e do folclore do estado. O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, disse que Waldomiro Bariani Ortêncio dedicou sua vida à preservação e divulgação da cultura e do folclore goianos. "Tendo completado um século de vida em julho deste ano, ele deixa um legado inestimável para a cultura de nosso estado e para o Brasil", publicou.


Luto Bariani Ortêncio 100 Anos Goiânia Goiás
P U B L I C I D A D E