Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Com um investimento de R$ 1 milhão, proveniente de medida compensatória ambiental, as obras consolidam e preservam as estruturas do século XVIII, além de proporcionar um novo espaço para visitação e pesquisa

Iphan inaugura museu ao ar livre em Goiás e resgata o passado de Ouro Fino

15/12/2023, às 18:37 · Por Redação

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) inaugurou na tarde desta sexta-feira, 15, o Museu a Céu Aberto nas Ruínas do Antigo Arraial de Ouro Fino, localizado a aproximadamente 13 quilômetros do centro histórico da cidade de Goiás. As obras, que começaram no início de 2023, foram concluídas com um investimento de R$ 1 milhão, proveniente de medida compensatória de ajustamento de conduta vinculada ao licenciamento ambiental de uma empresa mineradora.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o superintendente do Iphan em Goiás, Pedro Wilson, o prefeito da Cidade de Goiás, Anderson Gouvea, representantes da Secretaria de Cultura do Estado de Goiás (Secult-GO), da Secretaria de Relações Institucionais do Governo Federal e do Escritório do Ministério da Cultura em Goiás.

O projeto abrangeu a consolidação e escoramento das ruínas do arraial, bem como serviços de impermeabilização nas pedras de adobe. Além disso, foram implementadas estruturas para receber visitantes, como calçamento, bancos, alambrado, paisagismo, incluindo 3 mil m² de grama plantados, e uma placa informativa sobre o local. Todas essas intervenções foram precedidas por pesquisas arqueológicas da equipe do Iphan em Goiás, que garantem a preservação e autenticidade do sítio histórico.

O financiamento do projeto contou com a parceria do Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Cultura, responsável pelo projeto arquitetônico, e iniciou o processo de tombamento estadual de Ouro Fino. Durante a cerimônia de inauguração, foi formalizado um Termo de Cooperação entre o Iphan e a Prefeitura da Cidade de Goiás para a manutenção contínua do museu a céu aberto.

Fundado em 1727 por Bartolomeu Bueno da Silva Filho, o Antigo Arraial de Ouro Fino foi um dos primeiros povoados de Goiás e marcou a história do Ciclo do Ouro na região. As ruínas, agora transformadas em museu ao ar livre, resgatam a importância histórica do local, atraindo turistas e pesquisadores interessados em conhecer mais sobre o passado da cidade.


Iphan Museu Céu aberto Goiás Ouro Fino
P U B L I C I D A D E