Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Gean Carvalho, secretário de Comunicação de Goiás

Em artigo, Gean Carvalho enaltece ‘social que dá certo’, em Goiás

14/12/2023, às 18:01 · Por Redação

O jornal O Popular publicou nesta segunda-feira, 14, o artigo “social que dá Certo”, de autoria do secretário de Comunicação de Goiás, o jornalista Gean Carlo Carvalho.

No texto, Gean comenta os programas de amplo alcance, que fazem parte do Goiás Social, que é comandando pela primeira-dama Gracinha Caiado.

“De acordo com o IBGE, Goiás foi o segundo estado que mais reduziu a pobreza no Brasil em 2023, com um índice de 27,8%, mais que o dobro da média do país (13,8%)”, escreve o articulista ao comentar que os números atestam a eficácia da política social de Goiás.

Com dados, Gean exemplifica o êxito apontado pelo IBGE de que Goiás observa baixo porcentual de pobres, em comparação com o restante do Brasil, e se coloca como o quarto estado com menor porcentual de extrema pobreza no país, o melhor resultado desde 2015, e o quarto com menor desigualdade.

"O fato é que Goiás tem avançado muito. E os goianos têm avançado junto. Não é por acaso que o governo de Goiás tem a melhor avaliação de gestão do país, com 81% de aprovação."

Confira o artigo:

Nos últimos cinco anos, Goiás vem se firmando como exemplo para o Brasil em várias áreas, incluindo o social. São programas de amplo alcance, que fazem parte do Goiás Social, que é comandado pela primeira-dama Gracinha Caiado. O Goiás Social atua em três eixos: o emergencial, o protetivo e o emancipatório. E tem apenas um objetivo: transformar a vida das pessoas que mais precisam.

Os resultados e os números comprovam que o Goiás Social tem cumprido seu papel. A Síntese de Indicadores Sociais (SIS), divulgada pelo IBGE na semana passada, é mais um dado maiúsculo, que vem de um organismo nacional independente, que confirma o acerto das políticas sociais do estado. De acordo com o IBGE, Goiás foi o segundo estado que mais reduziu a pobreza no Brasil em 2023, com um índice de 27,8%, mais que o dobro da média do país (13,8%).

Vale repetir: Goiás foi o segundo estado que mais reduziu a pobreza entre todos os estados brasileiros. Quase 400 mil goianos poderiam estar em situação de pobreza se não fossem os programas sociais. A verdade é que o trabalho competente comandado por Gracinha Caiado alcança resultados efetivos e tem mudado a vida de milhares de famílias em Goiás e servido de exemplo para outros estados.

O resultado goiano ganha mais relevância quando se observa o baixo porcentual de pobres em Goiás, em comparação com o resto do Brasil. Pelo simples fato de que é mais difícil reduzir a pobreza quando ela se posiciona em patamares mais baixos. O IBGE também confirma Goiás como o quarto estado com menor porcentual de extrema pobreza no país, o melhor resultado desde 2015, e o quarto com menor desigualdade.

E é preciso observar ainda o eixo emancipatório do Goiás Social. Se Goiás acolhe com programas como o Mães de Goiás, também encaminha para a emancipação. Um exemplo é o Crédito Social, que forma pessoas e ajuda na implantação de pequenos negócios. Ou o Bolsa Estudo, que estimula alunos a permanecerem em sala de aula e tantos outros.

São projetos de transformação, com resultados robustos. Cerca de 80% das pessoas que recebem o Crédito Social continuam com seus negócios. Por causa do Bolsa Estudo, Goiás foi o segundo estado que mais reduziu a evasão escolar. Goiás tem hoje a menor taxa de desemprego desde 2014 e o maior número de pessoas trabalhando desde 2012, incluindo milhares de pessoas que se qualificaram, saíram da pobreza e entraram no mercado de trabalho.

O governador Ronaldo Caiado tem dito de forma insistente, e com toda razão, que nada do que foi alcançado permite acomodação. Os desafios ainda são enormes. Mas a verdade é que, embora o rancor de setores oposicionistas torça em sentido contrário, o fato é que Goiás tem avançado muito. E os goianos têm avançado junto. Não é por acaso que o governo de Goiás tem a melhor avaliação de gestão do país, com 81% de aprovação.

 Então, mãos à obra, que ainda há muito para se avançar.


Secom Governo de Goiás Gean Carvalho
P U B L I C I D A D E