P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 04/06/24
Matérias
Divulgação

TCM-GO determina suspensão de repasses à OS do hospital de Anápolis; órgão que o Hospital Alfredo Abrahão teria descumprido metas, apresentado déficit de transparência e envolvimento em terceirizações suspeitas

TCM-GO determina suspensão de repasses à OS de hospital em Anápolis

09/12/2023, às 16:49 · Por Redação

O Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO) emitiu na última quarta-feira, 6, uma decisão que ordena a Prefeitura de Anápolis a suspender os repasses financeiros à Associação Beneficente João Paulo II, Organização Social (OS) encarregada pela administração do Hospital Alfredo Abrahão desde 2021, mediante contrato emergencial com múltiplos aditivos, totalizando cinco.

O Ministério Público de Contas (MPC/TCM) foi o responsável por apontar diversas irregularidades, incluindo a discrepância entre o número de atendimentos realizados e o contratado, o descumprimento de metas estabelecidas, além de falta de transparência e ausência de julgamento das prestações de contas por parte da OS. Além disso, o MPC/TCM destacou a presença de irregularidades relacionadas à terceirização de serviços, envolvendo duas empresas cujos proprietários são diretores da própria Associação Beneficente João Paulo II. A OS, que recebe mensalmente R$ 3 milhões, foi contratada em meio à pandemia da Covid-19.

O prefeito Roberto Naves (Republicanos) afirmou ter determinado uma revisão minuciosa tanto no contrato quanto na área de regulação da prefeitura para, segundo o que ele respondeu ao jornal O Popular, para garantir a imediata disponibilização dos dados vinculados ao hospital. Mesmo com a determinação de suspensão dos repasses, o prefeito assegura que não haverá prejuízo no atendimento no hospital, pois a própria OS teria comunicado que não interromperá suas atividades. 


TCM Hospital Alfredo Abrahão Saúde Prefeitura de Anápolis Roberto Naves Goiás