Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Pablo Le Roy

Decreto governamental determina extinção da faixa AM de alcance local a partir de janeiro de 2024; 10 emissoras em Goiás enfrentam desafio de migração para FM ou AM de alcance regional

Últimas rádios AM de Goiás saem do ar neste fim de dezembro

03/12/2023, às 09:26 · Por Redação

A partir de 1º de janeiro de 2024, as rádios AM de alcance local no Brasil serão extintas, conforme decreto do governo federal. Desde 2013, quando foi assinado o decreto, 1.167 estações em todo o país estão migrando para faixas FM ou AM de alcance regional ou nacional. Em Goiás, 10 rádios AM ainda estão em funcionamento e enfrentam o desafio de migrar ou encerrar suas atividades.

As 10 últimas emissoras em operação no estado são: Rádio Cidade Jaraguá (Jaraguá), Rádio Coração Fiel (Rialma), Rádio Brasil Central - RBC (Goiânia), Rádio Sagres 730 (Goiânia), Rádio Santelenense (Santa Helena de Goiás), Rádio Serra Azul (Caiapônia), Rádio Serra Dourada (Minaçu), Rádio Universitária (Goiânia), Rádio Vale da Serra (São Luís dos Montes Belos) e Rádio Campos Belos - RCB (Campos Belos).

A migração para a FM apresenta vantagens significativas, uma vez que as rádios AM usam torres de transmissão de alta potência, com altura entre 50 e 150 metros, necessitando de grandes terrenos para instalação. Por outro lado, as torres de transmissão de rádios FM têm cerca de 5 metros de altura e podem ser instaladas no topo de prédios. O processo de migração, conforme o documento, visa modernizar as emissoras e proporcionar benefícios técnicos e operacionais.


AM FM Migração Rádios Goiás
P U B L I C I D A D E