Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Longa-metragem "O Sequestro do Voo 375" revive episódio tenso de 1988, quando aeronave foi desviada para Goiânia

Filme relembra drama do sequestro de avião que terminou em Goiânia

29/11/2023, às 11:33 · Por Redação

O longa-metragem "O Sequestro do Voo 375," dirigido por Marcus Baldini, chega aos cinemas em 7 de dezembro, recontando um episódio da aviação brasileira ocorrido há 35 anos. Em setembro de 1988, um voo da Vasp, que partiu de Porto Velho com destino ao Rio de Janeiro, teve sua rota desviada por Raimundo Nonato Alves da Conceição, de 28 anos, e resultou em uma tragédia no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia.

O sequestrador, armado em uma época em que não existiam detectores de metais em aeroportos brasileiros, tomou controle do Boeing 737-300 durante a decolagem, com a intenção de realizar um atentado contra o então presidente José Sarney. O filme, estrelado por Jorge da Paz como Raimundo Nato e Danilo Grangheia como o piloto Fernando Murilo, revive os momentos de tensão vividos pelos 98 passageiros e seis tripulantes a bordo.

O comandante Fernando Murilo, em uma tentativa desesperada de evitar uma tragédia maior, realizou manobras arriscadas sobre a Praça dos Três Poderes, acionando a Força Aérea. Caças Mirage decolaram da Base Aérea de Anápolis para intervir na situação. Após uma longa negociação, que durou toda a tarde, o sequestrador foi dominado por um atirador de elite no Aeroporto Santa Genoveva.

A filha do copiloto Salvador Evangelista, morto durante o sequestro, e jornalistas que cobriram o evento recordam os detalhes angustiantes daquele dia. O filme lança luz sobre um capítulo marcante da história da aviação e do país, resgatando a memória de um episódio que as novas gerações desconheciam. As informações são do jornal O Popular.


Filme O Sequestro do Voo 375 Porto Velho Goiânia
P U B L I C I D A D E