Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Reprodução

Monitor e motorista são afastados após incidente com criança esquecida em ônibus escolar; caso aconteceu na Cidade Ocidental e a mãe do aluno percebeu a situação e alertou a escola

Monitor e motorista são afastados após incidente com criança esquecida em ônibus escolar

28/11/2023, às 11:32 · Por Redação

Um caso envolvendo o esquecimento de uma criança de cinco anos dentro de um ônibus escolar levou ao afastamento do monitor e do motorista da empresa responsável pelo transporte em Cidade Ocidental, no Entorno do Distrito Federal. O incidente foi percebido pela mãe de um aluno, que prontamente acionou a direção do Centro de Educação Infantil Heraldo Tavares Carvalho. 

Em um relato, ela descreveu a situação: "Esqueceram uma criança dentro do [ônibus] escolar. Chamei o pessoal da escola, e a vice-diretora veio socorrer."

Segundo a vice-diretora da escola, Débora Costa da Silva, a criança foi retirada do ônibus e recebeu todos os cuidados necessários na instituição. "Eu corri imediatamente para o transporte. Já veio comigo um comerciante. Do outro lado, na janela do motorista, eu consegui abrir, e o comerciante veio com a cadeirinha, colocou, subiu, e a gente tirou ele [a criança] do transporte", disse.

Entre as medidas tomadas pela direção da escola estão o registro de um boletim de ocorrência na delegacia e a notificação da empresa responsável pelo transporte escolar no município. O objetivo é apurar os detalhes do incidente e responsabilizar os envolvidos.

O secretário municipal de Educação de Cidade Ocidental, Anderson Luciano, comentou sobre o caso, destacou a necessidade de mudanças e controle de qualidade no serviço de transporte escolar. "Requer, de fato, uma mudança e um controle de qualidade. Por mais que não tenha acontecido uma fatalidade, houve um crime: uma criança foi abandonada, e o responsável por essa criança é o transporte escolar, que é contratado pela Secretaria de Educação", diz.

Luciano ressaltou as responsabilidades do monitor e do motorista e enfatizou que procedimentos básicos de conferência devem ser seguidos. "O monitor, quando o ônibus para na escola, ele desce com as crianças e entrega na escola. Ele deveria voltar no ônibus e conferir se não ficou nada ou alguém dentro do ônibus. Nesse caso, ficou uma criança dormindo no banco. O papel do motorista, antes de fechar, é olhar se não ficou nenhum objeto da criança, uma mochila, por exemplo", conluiu.


Criança Esquecida Ônibus Monitor Motorista Cidade Ocidental Entorno do Distrito Federal
P U B L I C I D A D E