Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Enquanto temporal causa derrubada de espécies na região mais central da capital

Paço planta 90 mil mudas mas escolhe área longe de ilhas de calor em Goiânia

23/11/2023, às 09:55 · Por Redação

Em resposta à perda de 60 árvores durante um recente temporal em Goiânia, a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) realizou o que foi chamado de "o maior plantio de árvores da história da cidade". Como parte do programa ArborizaGyn, 90 mil mudas de espécies do Cerrado foram plantadas em uma área de preservação ambiental degradada no Jardins Cerrado 4, região Oeste da capital.

O evento em homenagem aos 90 anos da capital, contou com a presença do prefeito Rogério Cruz e incluiu a plantação de diversas espécies, como ipês, pequizeiros, jatobás, cagaitas, angicos, aroeiras e mangabas. A ação busca compensar as mais de 5 mil árvores removidas na cidade até outubro deste ano.

No entanto, especialistas levantam preocupações sobre a eficácia da compensação ambiental, destacando que a perda de árvores na região central da cidade, devido ao adensamento urbano, não está sendo equilibrada pelo plantio na periferia. Além disso, a substituição de árvores antigas, como mungubas e sibipirunas, é vista como necessária devido à dificuldade dessas espécies em se fixarem no solo impermeabilizado.

A bióloga Wanessa de Castro, da Amma, explicou ao Jornal O Popular que a cidade está passando por uma mudança de ciclo, mas observa que as novas árvores ainda não oferecem sombreamento suficiente para combater as altas temperaturas. Apesar das críticas, a Amma assegura que programas como o ArborizaGyn têm fortalecido a arborização da cidade, com mais de 200 mil árvores plantadas apenas nessa iniciativa.


Paço Árvores ArborizaGyn
P U B L I C I D A D E