Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação - Câmara Municipal de Goiânia

Autor do projeto, vereador Denício Trindade (MDB), destaca a relevância da medida para o combate a problemas de saúde que afetam os jovens, como hipertensão arterial e diabetes

Câmara Municipal derruba veto e aprova cadastro de obesidade nas escolas de Goiânia

21/11/2023, às 16:08 · Por Redação

Em uma votação com 18 votos a favor, o plenário da Câmara Municipal de Goiânia rejeitou o veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) ao Projeto de Lei (PL 64/2023) que propõe a criação de um cadastro de obesidade infantojuvenil nas escolas de ensino fundamental e médio da Rede Municipal de Educação da cidade.

O projeto, de autoria do vereador Denício Trindade (MDB), visa a enfrentar o grave problema de obesidade entre os jovens. Denício destaca que a obesidade infantojuvenil está associada a uma série de doenças, como hipertensão arterial, diabetes tipo 2 e riscos cardíacos. O cadastro proposto pela lei terá como objetivo apurar e indicar medidas para prevenir esses problemas de saúde nos jovens estudantes.

"Esta é uma vitória política e social, pois trata-se de uma proposta com alto alcance social. A obesidade infantojuvenil é uma realidade que precisamos enfrentar de forma séria, e esse cadastro será um instrumento importante para lidar com essa questão", afirma o vereador Denício Trindade.

Segundo dados apresentados pelo vereador, 15% dos brasileiros entre seis e 18 anos já estão com sobrepeso, enquanto 5% são obesos. Ele ressalta que é fundamental promover a reeducação alimentar e estimular a prática de atividade física desde a infância para evitar esses problemas de saúde.

Com a derrubada do veto, a Câmara Municipal de Goiânia promulgará a Lei, que representa um passo importante na promoção da saúde e qualidade de vida dos jovens estudantes da cidade.

Projeto Natal do Bem
Além da aprovação do projeto sobre obesidade infantojuvenil, o vereador Denício Trindade apresentou durante a mesma sessão o projeto de lei (PL 411/2023) para incluir o "Natal do Bem" no Calendário Oficial de Eventos de Goiânia. O evento, que ocorrerá anualmente entre a segunda quinzena de novembro e a primeira quinzena de janeiro do ano seguinte, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, tem como objetivo promover a solidariedade e se tornar um expressivo fator turístico para a cidade. O projeto aguarda apreciação e votação pelos vereadores.


Política Câmara de Goiânia Denício Trindade Veto Rogério Cruz
P U B L I C I D A D E