Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Reprodução

Justiça Eleitoral agendou uma nova totalização de votos para vereadores eleitos em 2020, seguindo a decisão do TSE que cassou o mandato do vereador Leo José

Nova contagem de votos é marcada para vereador em Goiânia após decisão do TSE

19/11/2023, às 19:44 · Por Redação

A Justiça Eleitoral determinou uma nova contagem de votos para os vereadores eleitos no pleito de 2020, seguindo a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou o mandato do vereador Leo José (sem partido). O juiz Otacílio de Mesquita Zago, da 2ª Zona Eleitoral de Goiânia, agendou o procedimento para a próxima quinta-feira, 23.

A cassação do mandato de Leo José foi resultado da decisão do ministro Nunes Marques, que acatou pedido do Partido dos Trabalhadores (PT) para a execução da anulação dos votos do PTB na eleição de 2020. O partido teria descumprido a cota de gênero, reservando apenas 27,50% das candidaturas femininas, abaixo dos 30% exigidos por lei.

A nova contagem de votos tem como objetivo determinar o suplente que ocupará a vaga de Leo José na Câmara Municipal de Goiânia. Bill Guerra (Solidariedade) surge como o candidato mais provável para assumir o cargo. O TSE determinou o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário, levando à cassação do registro do vereador Leo José. Até o momento, o vereador cassado não se pronunciou sobre o caso.


Política Votos Recontagem TSE Léo José Goiânia Goiás
P U B L I C I D A D E