Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Ministério Público investiga suspeitas de grilagem na divisa de Goiás com a Bahia; caso envolve a Fazenda Passagem Funda e preocupa promotores goianos diante da sobreposição de áreas legalmente tituladas por produtores locais

Ministério Público investiga suspeitas de grilagem na divisa de Goiás com a Bahia

17/11/2023, às 11:25 · Por Redação

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) está investigando a possível prática de grilagem de terras na divisa entre Goiás e Bahia. A denúncia foi feita por um grupo de produtores rurais e chegou ao procurador-geral da Justiça, Cyro Terra Peres. Os detalhes desse caso, revelados pela revista Veja, trouxeram preocupações entre os promotores goianos.

A denúncia envolve a Fazenda Passagem Funda, uma área rural na Bahia com limites devidamente registrados em cartório no município de Santa Maria da Vitória (BA). Nos últimos meses, os proprietários iniciaram o desmembramento da matrícula da propriedade em tamanhos semelhantes às áreas de um loteamento vizinho chamado Cabeceira Ribeirão do Prata, localizado no território goiano.

A suspeita recai sobre a emissão de documentos em cartórios baianos para reivindicar terras em Goiás, trazendo à tona a prática de grilagem por parte de agentes já conhecidos da Justiça baiana. O loteamento em questão é legalmente titulado pelo governo de Goiás, INCRA e IDAGO, mas os grileiros baianos estariam visando a sobreposição de áreas pertencentes a produtores goianos.

Embora as áreas sejam distintas e localizadas em Estados diferentes, a sobreposição gera preocupações quanto à segurança jurídica e aos direitos dos produtores locais. O MP-GO ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso, que permanece em fase de investigação.


MP Grilagem Bahia Goiás
P U B L I C I D A D E