Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Aumento de 11,7% nos casos de estupro em Goiás alerta para subnotificação e necessidade de conscientização; dados são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, destaca a importância da conscientização das vítimas, mas evidencia a subnotificação de casos

Goiás tem aumento de 11,7% nos casos de estupro em seis meses

16/11/2023, às 09:39 · Por Redação

Goiás registrou uma média diária de nove casos de estupro no primeiro semestre de 2023, totalizando 1,6 mil ocorrências, conforme dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). O aumento de 11,7% em relação ao mesmo período de 2022 levanta preocupações sobre a conscientização das vítimas e a necessidade de enfrentar a subnotificação desses crimes.

O relatório "Violência contra meninas e mulheres no 1º semestre de 2023", do FBSP, revela que 74,5% dos casos no país são direcionados a crianças, adolescentes ou incapazes, sendo as crianças as principais vítimas. Apesar do aumento nos registros, especialistas apontam para uma conscientização crescente das vítimas sobre seus direitos e sobre como denunciar casos de abuso sexual.

Ao jornal O Popular, a mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Jully Anne Ribeiro, destacou que o acesso à informação está incentivando mais denúncias, mas ressaltou desafios como a falta de Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher (Deam) em municípios pequenos, onde as vítimas podem enfrentar dificuldades para procurar ajuda.

Jully Anne também aponta que o constrangimento e o medo de represálias ainda são fatores que impedem muitas mulheres de denunciar imediatamente após o ocorrido. A conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO), Ariana Garcia, reforça a importância do registro do boletim de ocorrência e destaca a fragilidade das evidências quando há demora na denúncia.

No cenário nacional, apenas sete estados apresentaram queda nos casos de estupro, enquanto o Brasil como um todo registrou um aumento de 14,9%. Goiás, com uma taxa de crescimento inferior à média nacional, destaca-se como um estado onde a conscientização das vítimas tem impacto na quantidade de denúncias.


Estupro Dados Subnotificações Goiás
P U B L I C I D A D E