Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Fórmula da disputa tem 12 clubes, seguindo o Estatuto do Torcedor; as novidades são os clubes Goiatuba e Jataiense, substituindo Inhumas e Grêmio Anápolis

Goianão 2024: Mesma fórmula de disputa é mantida para a próxima edição

15/11/2023, às 18:26 · Por Redação

O Conselho Técnico do Campeonato Goiano definiu as diretrizes para a edição 2024 do torneio estadual. O campeonato terá início no dia 17 de janeiro e está programado para encerrar no dia 7 de abril. Mantendo a mesma fórmula de disputa, que foi alterada em 2023, a competição terá 12 clubes, sendo a disputa em grupo e turno únicos.

Segundo o Conselho Técnico, a repetição da fórmula por pelo menos dois anos consecutivos é uma decisão em conformidade com o Estatuto do Torcedor. A tabela será confeccionada pela Federação Goiana de Futebol (FGF). A competição contará com os clubes Anápolis, Aparecidense, Atlético-GO, Crac, Goianésia, Goiânia, Goiás, Goiatuba, Iporá, Jataiense, Morrinhos e Vila.

As novidades entre os participantes são Goiatuba e Jataiense, que subiram da Divisão de Acesso, assumindo as vagas de Inhumas e Grêmio Anápolis, rebaixados nesta temporada. A distribuição dos jogos na 1ª fase será baseada na classificação de 2023. Os seis melhores colocados atuarão seis vezes como mandantes e cinco como visitantes, enquanto os demais farão cinco partidas em casa e seis fora.

Além disso, o Conselho Técnico definiu a possibilidade de utilização do Árbitro de Vídeo (VAR) em qualquer jogo do torneio, mas, inicialmente, essa medida está prevista apenas nas fases finais: quartas, semifinal e na grande decisão.

A competição será a 81ª edição do Goianão, cujo atual campeão é o Atlético-GO. O maior vencedor do torneio é o Goiás, com 28 títulos.


Esporte Goianão Goiás
P U B L I C I D A D E