Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Operação visa proteger os peixes durante o ciclo reprodutivo em Goiás, entre 1º de novembro e 28 de fevereiro

Fiscais apreendem 99 equipamentos de pesca e uma arma em Goiás durante Operação Piracema

06/11/2023, às 07:09 · Por Redação

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) divulgou um balanço parcial da Operação Piracema em Goiás, informando que foram apreendidos 99 equipamentos de pesca, uma arma de fogo calibre 22 e munições nos primeiros dois dias da operação. A ação tem o objetivo de proteger os peixes durante o ciclo reprodutivo, que ocorre entre 1º de novembro e 28 de fevereiro.

Entre os equipamentos apreendidos, destacam-se três redes, sete tarrafas, 79 pindas, sete espinhéis e três caniços.

A operação Piracema começou em Goiânia e se deslocou para Aruanã no primeiro dia do período de defeso, continuando para Baliza, na Área de Proteção Ambiental do Encantado, no segundo dia. A fiscalização náutica abrangeu o trecho de Baliza até os limites da APA, continuando até Doverlândia.

Durante o período da Piracema, que representa o ciclo de reprodução dos peixes, várias modalidades de pesca são proibidas, incluindo pesca amadora, pesca subaquática, pesca ornamental e pesca artesanal. No entanto, modalidades como pesca esportiva (pega e solta) e pesca de subsistência são permitidas. Também são permitidos a pesca e o transporte de espécies exóticas/alóctones e híbridas, conforme especificado na cartilha de pesca da Semad.

A operação Piracema tem como objetivo preservar a fauna aquática durante seu período de reprodução e contribuir para a conservação dos recursos naturais de Goiás.


Operação Piracema Governo de Goiás Pesca Semad Goiás
P U B L I C I D A D E