Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Classificação inclui o nome de 10 pesquisadores vinculados a uma das maiores IES do Estado

Cientistas da UFG estão em ranking dos mais influentes no mundo

06/11/2023, às 07:07 · Por Redação

A última edição do ranking "Updated science-wide author databases of standardized citation indicators" revelou que 10 docentes da Universidade Federal de Goiás (UFG) foram reconhecidos como cientistas de grande relevância internacional. O ranking avalia o impacto de projetos e pesquisas realizados ao longo das carreiras dos especialistas.

Dentre os docentes notáveis da UFG, está o professor Carlos Estrela, da Faculdade de Odontologia, que faz parte do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO/UFG) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina (PPG Ciências da Saúde/FM/UFG).

Carolina Horta Andrade, professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF/UFG) da Faculdade de Farmácia (FF/UFG), é a única mulher da UFG na lista. Ela também é docente do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública, do Instituto Patologia Tropical e Saúde Pública (PPGMTSP/Iptsp/UFG).

Outros docentes, como José Realino de Paula da FF, José Alexandre Felizola Diniz-Filho do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Luis Mauricio Bini e Rafael Dias Loyola, também do ICB, e Wendell Coltro do Instituto de Química (IQ), destacaram-se em suas áreas de atuação e integram o ranking de cientistas mais citados.

Arthur Anker e Edgardo Manuel Latrubesse, que já contribuíram para programas de pós-graduação da UFG, e o professor aposentado Alejandro Ostermayer Luquetti, recentemente agraciado com o título de Professor Emérito da UFG, também fazem parte deste seleto grupo de pesquisadores

O ranking, que tem sua primeira publicação em 2017, é baseado em métricas que classificam 100.000 cientistas mais citados e 100.000 classificados, destacando os 2% superiores em cada campo de conhecimento. A iniciativa é liderada pela editora científica Elsevier, e a avaliação se baseia no número total de citações, excluindo autocitações, e no índice H, que mede a relevância dos artigos.

Além da UFG, outras instituições brasileiras também obtiveram destaque, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com 90 pesquisadores listados, e a Universidade de São Paulo (USP), com 244 cientistas reconhecidos por suas contribuições globais.

Este ranking é considerado um indicador importante da influência e do impacto do trabalho dos pesquisadores em suas respectivas áreas de atuação.


UFG Cientistas Ranking Influentes
P U B L I C I D A D E