Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Reprodução - A Redação

Governador Ronaldo Caiado pede impeachment do desembargador Adriano Roberto Linhares Camargo por criticar a PM de Goiás

Caiado pede impeachment de desembargador que criticou a PM de Goiás

02/11/2023, às 09:41 · Por Redação

Em meio a uma sessão de julgamento na Seção Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), na manhã desta quarta-feira, 1º, o desembargador Adriano Roberto Linhares Camargo provocou intensos debates ao expressar sua opinião pessoal sobre a Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO). De acordo com suas palavras, proferidas durante o julgamento, ele acredita que a PM deveria ser extinta, defendendo a instituição de um novo método para investigação e repressão ao crime.

"Uma reflexão pessoal: para mim, tem que acabar a Polícia Militar e instituir uma forma diferente de atuar na investigação e repressão ao crime. Vemos nos jornais a grande quantidade de confrontos com a PM em que nenhum policial leva um tiro e morrem quatro, cinco, seis civis", declarou o desembargador.

As palavras de Camargo provocaram imediata reação do governador Ronaldo Caiado, que está em viagem oficial à China. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Caiado tratou o desembargador diretamente, expressando seu orgulho em ser o comandante em chefe da PM-GO e repreendendo as opiniões do magistrado. "Tenho orgulho de ser o comandante em chefe da PM. Você está atentando contra o Estado Democrático de Direito ou está cooptado pelas forças do crime no estado de Goiás", afirmou Caiado.

O governador enfatizou que as declarações do desembargador merecem ser avaliadas pelo Conselho de Ética do TJGO e que medidas disciplinares, incluindo o impeachment, devem ser aplicadas. Ele também deixou claro que a PM-GO está sob seu comando e que qualquer crítica à instituição é uma afronta direta à sua liderança. "Respeite a PM do estado de Goiás, que está sob meu comando. Entendeu bem? Quem responde por ela sou eu. Já mandei o procurador-geral do Estado de Goiás, Rafael Arruda, encaminhar um documento consistente para encaminhar ao corregedor e aplicar as penas ao cidadão que não tem qualificação mínima para ser desembargador no estado de Goiás”, concluiu o governador.


Política Ronaldo Caiado PM Impeachment Desembargador Adriano Roberto Linhares Camargo TJ Goiás
P U B L I C I D A D E