Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

IES chinesa é avaliada como uma das 16 melhores do mundo segundo ranking internacional

Escola de Engenharia da UFG vai à China e prospecta parceria com Tsinghua University

01/11/2023, às 08:02 · Por Redação

Professores da Escola de Engenharia Civil e Ambiental (Eeca) da Universidade Federal de Goiás (UFG) realizaram uma missão de trabalho à China. O grupo, composto pelo professor Oswaldo Cascudo, a pró-reitora de Pesquisa e Inovação (PRPI) da UFG, Helena Carasek, e a professora Andrielli Morais de Oliveira esteverna cidade de Pequim, de 9 a 16 de outubro de 2023. Eles viajaram com recursos de um projeto de pesquisa e desenvolvimento Eletrobras Furnas Agência Nacional de Energia Elétrica (P&D Eletrobras Furnas-Aneel) na área da durabilidade de estruturas de concreto.

As atividades envolveram, incialmente, a participação no encontro técnico-científico "16ª International Conference on Durability of Building Materials and Components - XVI DBMC". Com apresentações de trabalhos oriundos de pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil (PPGGecon), que nesta edição teve a Tsinghua University como a instituição organizadora e anfitriã.

A missão também envolveu um encontro dos professores da UFG na Tsinghua University (THU), que segundo o QS World University Rankings 2023, é a 14ª melhor universidade do mundo, posição que varia para a 16ª posição se o ranking considerado for o Times Higher Education (THE) – World University Rankins 2023. Neste encontro, o anfitrião, Xiangming Kong, conduziu um workshop sobre pesquisas em concreto, no qual alguns de seus alunos de mestrado e doutorado apresentaram trabalhos. Com dados da UFG reunidos pela professora Helena Carasek e dados de pesquisa do PPGGecon obtidos dos referidos pesquisadores, ficou a cargo de Oswaldo Cascudo a apresentação desse conteúdo da parte da UFG no workshop. As atividades na Tsinghua University envolveram, ainda, uma visita aos laboratórios do Institut of Building Materials (IBM) dessa universidade.

Por fim, ocorreram visitas técnicas a obras de engenharia de Pequim, podendo-se destacar duas delas organizadas pelo evento DBMC: 1) National Speed Skating Oval – Estádio Nacional Oval de Patinação de Velocidade no Gelo, situado no Parque Olímpico de Pequim, com uma área total construída de 166.396 m2 e uma área total de gelo para patinação de cerca de 12.000 m2; e 2) Tsinghua University Art Museum – Museu de Arte da Universidade de Tsinghua, localizado no câmpus universitário e construído com recursos oriundos de egressos da universidade. Além dessas programações formais, ocorreram visitas às obras históricas da Cidade Proibida e às milenares construções da Muralha da China, dentre tantas outras inserções em obras de engenharia dessa cidade. Segundo os professores da UFG participantes da missão, revisitar todo um patrimônio arquitetônico e cultural que decorre das remotas dinastias Ming e Qing, sem perder o olhar às concepções tecnológicas, inteligentes e ecoeficientes de engenharia de uma sociedade ultracontemporânea, foi, sobretudo, uma forte experiência de vida.


Escola de Engenharia UFG China Tsinghua University
P U B L I C I D A D E