Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Jhonne Macena - Secom Aparecida

Avenida Independência entre Village Garavelo e Cidade Livre, em Aparecida de Goiânia

Aparecida de Goiânia instala 80 novos radares; confira os pontos

28/10/2023, às 17:35 · Por Redação

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia está intensificando medidas para garantir a segurança no trânsito do município. Recentemente, foram iniciadas as instalações de 80 redutores de velocidade em locais estratégicos da cidade. Sete vias já estão em fase educativa, com radares instalados, e devem começar a multar a partir do dia 10 de novembro.

Os redutores de velocidade, também conhecidos como lombadas eletrônicas, estão sendo instalados em pontos onde são frequentemente registrados acidentes, principalmente devido ao excesso de velocidade. A gestão municipal realizou um estudo focado nas vias de isolamento e arteriais, identificando locais com alto índice de acidentes para implantar os radares.

Após a instalação, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) faz a aferição dos equipamentos, e em seguida, placas são colocadas informando que o radar está em período educativo. A fase educativa tem como objetivo alertar os motoristas sobre a presença dos radares, promovendo a conscientização antes do início das autuações.

Segundo Avelino Marinho, secretário de Mobilidade e Trânsito de Aparecida, aproximadamente 1,6 mil acidentes com vítimas foram registrados no primeiro semestre deste ano na cidade, sendo o excesso de velocidade a principal causa. Os radares estão sendo implantados para promover uma condução mais segura e responsável por parte dos motoristas, reduzindo assim o número de acidentes.

Os sete pontos em fase educativa, que começarão a multar a partir de novembro, incluem:
- Avenida Independência Cidade Livre
- Avenida São Paulo, Vila Brasília
- Avenida Brasil, Parque das Nações
- Avenida Jataí e Avenida Bela Vista no Jardim Bela Vista
- Avenida Igualdade, Garavelo
- Avenida São João, Cruzeiro do Sul
- Avenida J2, Veiga Jardim

O Programa Vigilância de Violências e Acidentes (Viva) apontou que 70% dos envolvidos em acidentes em Aparecida de Goiânia nos primeiros seis meses deste ano eram homens. Além disso, 38% dos envolvidos estavam sob efeito de álcool, e os acidentes envolvendo motocicletas representaram 49% dos casos, enquanto 48% envolveram bicicletas. O monitoramento contínuo dessas estatísticas é essencial para implementar medidas eficazes visando à segurança viária e à proteção dos cidadãos.


Trânsito Mobilidade Radares Aparecida de Goiânia Goiás
P U B L I C I D A D E