Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Eleições suplementares serão realizadas no dia 3 de dezembro, após o afastamento do prefeito Odair Sivirino Leonel e seu vice, Manoel Oliveira Souza, por decisão do TRE-GO

TRE-GO marca data para escolha de novo prefeito e vice de Bom Jardim de Goiás

22/10/2023, às 18:55 · Por Redação

Os cidadãos de Bom Jardim de Goiás, na Região Oeste de Goiás com aproximadamente 7 mil habitantes, terão uma nova oportunidade de escolher seus líderes municipais. O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) marcou as eleições suplementares para o dia 3 de dezembro, após o afastamento do prefeito Odair Sivirino Leonel e seu vice, Manoel Oliveira Souza, em decorrência de uma decisão judicial.

A decisão do TRE-GO, que concordou com o recurso apresentado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), resultou no afastamento da chapa por suposta captação ilícita de votos e abuso de poder econômico. Em seu lugar, o presidente da Câmara Municipal, Willian Gregório Neto, assumiu temporariamente a prefeitura, enquanto sua vice, Maria Alzenir Dantas, assumiu o comando do Poder Legislativo municipal.

As convenções partidárias para escolha dos candidatos estão agendadas para os dias 24 e 25 de outubro. Durante essas reuniões, os partidos políticos e as federações podem decidir de forma presencial, virtual ou híbrida quem serão os representantes da chapa que concorrerão ao cargo de prefeito e vice-prefeito de Bom Jardim de Goiás.

Os nomes dos candidatos devem ser cadastrados no sistema CANDex, no portal do TRE-GO, até o dia 26 de outubro. A partir do dia 28, o cartório eleitoral de Bom Jardim de Goiás publicará um edital contendo os pedidos de registros, permitindo que qualquer cidadão possa, no prazo de cinco dias, apresentar impugnações ou notícias de inelegibilidade das candidaturas.

O processo eleitoral foi resultado de uma investigação conduzida pela promotora eleitoral Ana Carla Dias Lucas Mascarenhas. As evidências apresentadas incluíam fotografias, vídeos, gravações de áudio e depoimentos de testemunhas, que indicavam possíveis fraudes eleitorais. Odair e Manoel, que tiveram seus mandatos revogados em dezembro de 2021 pelo Juízo da 35ª Zona Eleitoral de Aragarças, recorreram da decisão.


Eleições 2023 Bom Jardim de Goiás
P U B L I C I D A D E