Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Reprodução

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de grande perigo para quase 50 cidades de Goiás devido a uma onda de calor que elevou as temperaturas acima da média para esta época do ano

Inmet alerta que temperatura em Goiás deve subir ainda mais

22/10/2023, às 09:27 · Por Redação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para 45 cidades do estado de Goiás, devido a uma nova onda de calor que elevou as temperaturas para altos níveis. O alerta, que se estende até a próxima segunda-feira, 23, adverte que as temperaturas estão cerca de 5°C acima do esperado para esta época do ano, representando um risco à saúde pública.

O meteorologista Olivio Bahia, do Grupo de Previsão de Tempo do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, explicou que as ondas de calor são comuns nesta época do ano devido ao aumento da radiação solar. "Sem nebulosidade ou com pouca presença de nuvens no céu, a alta incidência de radiação solar mantém a temperatura elevada. Isso chamamos de massa de ar quente. Como não está chovendo, então temos uma massa de ar quente que deixa o tempo aberto por um longo período e as temperaturas batendo na casa dos 40ºC", disse Bahia.

As cidades afetadas incluem áreas urbanas e rurais, com populações sendo aconselhadas a tomar medidas para evitar a exposição direta ao sol, manter-se hidratadas e, se possível, permanecer em ambientes climatizados durante os períodos mais quentes do dia. O alerta de onda de calor também se estende a outros estados do país, incluindo Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rondônia, São Paulo e Tocantins.

A previsão do tempo para os próximos dias indica temperaturas extremamente altas em todas as regiões de Goiás. Nas regiões central, sul e leste, a máxima poderá chegar aos 38ºC. Já na região norte, a temperatura pode atingir os 40ºC e, na região oeste, os 41ºC. No domingo, 22, há expectativa de chuvas em algumas áreas, incluindo Goiânia e região metropolitana, Niquelândia, Uruaçu e Estrela do Norte. Essas chuvas podem vir acompanhadas de rajadas de vento, proporcionando um alívio temporário do calor intenso.

As cidades afetadas pela onda de calor em Goiás incluem Aporé, Aragarças, Araguapaz, Arenópolis, Aruanã, Baliza, Bom Jardim de Goiás, Bonópolis, Britânia, Caiapônia, Campos Verdes, Chapadão do Céu, Crixás, Diorama, Doverlândia, Fazenda Nova, Iporá, Itajá, Itapirapuã, Itarumã, Ivolândia, Jataí, Jussara, Mara Rosa, Matrinchã, Mineiros, Montes Claros de Goiás, Montividiu, Mozarlândia, Mundo Novo, Mutunópolis, Nova Crixás, Novo Planalto, Palestina de Goiás, Perolândia, Piranhas, Porangatu, Portelândia, Rio Verde, Santa Fé de Goiás, Santa Rita do Araguaia, Santa Terezinha de Goiás, São Miguel do Araguaia, Serranópolis e Uirapuru. A população dessas cidades deve permanecer atenta às orientações das autoridades e tomar medidas para se proteger do calor excessivo.


Calor Inmet Alerta Goiás
P U B L I C I D A D E