Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Vanderlei de Oliveira, líder religioso em Anápolis, é preso preso por crimes praticados sob pretexto de 'campanhas espirituais' e envolviam manipulação emocional

Pastor que 'incorporava anjos' para abusar de fiéis é preso em Anápolis

21/10/2023, às 14:19 · Por Redação

Vanderlei de Oliveira, pastor em Anápolis, foi preso sob a acusação de abusar sexualmente de fiéis, usando o pretexto de 'incorporar anjos' durante 'campanhas espirituais'. A prisão ocorreu após Vanderlei se entregar à polícia na última sexta-feira, 20. Segundo a polícia, nove vítimas, incluindo homens e mulheres, foram ouvidas.

A investigação revela um padrão de manipulação emocional e abuso de confiança por parte do pastor. Ele selecionava vítimas vulneráveis, muitas delas enfrentando problemas emocionais ou de saúde, alegando que 'anjos' poderiam ajudá-las, desde que aceitassem suas ordens. Sob o pretexto de 'campanhas espirituais', Vanderlei abusava sexualmente das vítimas, muitas vezes em um suposto 'quarto de oração' na igreja ou em uma casa. Além disso, ele filmava os abusos para chantagear as vítimas, caso elas se recusassem a continuar participando das 'campanhas'.

O caso veio à tona quando uma das vítimas procurou a delegacia no início de outubro, expondo os abusos cometidos por Vanderlei. A polícia descobriu que os crimes poderiam estar ocorrendo há mais de uma década, dada a data do primeiro abuso identificado, em 2013.

A esposa do pastor, Maria Lurdes dos Santos Oliveira, também está sob investigação. De acordo com as vítimas, ela estava presente durante os abusos e apoiava o marido, ordenando que as vítimas cumprissem suas exigências. Maria de Lurdes será indiciada por participação nos crimes de violência sexual mediante fraude e estupro.

As vítimas relatam que Vanderlei usava táticas de manipulação psicológica, ameaçando que elas seriam 'amaldiçoadas' caso não obedecessem às ordens dos 'anjos'. Além disso, o pastor pedia fotos íntimas das vítimas, alegando que isso fazia parte de uma 'campanha' para trazer sucesso à vida delas.

O pastor será indiciado por crimes de violência sexual mediante fraude e estupro. A polícia não descarta a possibilidade de surgir novas acusações à medida que mais vítimas se apresentem. 


Prisão Pastor Vanderlei de Oliveira Anápolis Goiás
P U B L I C I D A D E