Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Massa de ar quente traz calor histórico e avança para o Centro-Oeste brasileiro

Bolha de calor vinda da Bolívia deve aumentar as temperaturas em Goiás ainda mais

19/10/2023, às 07:59 · Por Redação

Uma brutal onda de calor se instala no interior da América do Sul com temperaturas que se aproximam dos 47ºC e será sentida no Brasil com possibilidade de marcas históricas no Centro-Oeste brasileiro, de acordo com a MetSul Meteorologia.

As Máximas de 43ºC a 45ºC vão ser registradas na Região Centro-Oeste nos próximos dias com calor extraordinário em parte da região, podendo chegar a Goiás. 

O calor poderá trazer recordes de temperatura máxima no Centro-Oeste. Cuiabá deve ter máximas de 43ºC a 45ºC na segunda metade desta semana e o recorde histórico de máxima, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, é de 44,0ºC em 30 de setembro de 2020.

A sexta, o fim de semana e a próxima segunda devem ser os dias de temperatura mais extrema na capital do Mato Grosso com marcas entre 42ºC e 44ºC, mas que em alguns dias pode ficar ao redor de 44ºC e talvez se aproximar ou bater nos 45ºC, o que viria a configurar um recorde absoluto de máxima, superando o da onda de calor extremo de 2020.

O calor será muito extremo também no Mato Grosso do Sul. Nuvens e pancadas de chuva devem impedir que as marcas extraordinariamente altas sejam tão persistentes quanto no Mato Grosso, mas Campo Grande pode se aproximar do recorde. O recorde de máxima é de 41,0ºC, em 5 de outubro de 2020. A maior temperatura registrada oficialmente até hoje no Brasil foi de 44,8°C em Nova Maringá, Mato Grosso, em 4 e 5 de novembro de 2020, superando o contestado recorde também oficial de Bom Jesus, Piauí, de 2005, de 44,7°C. Recordes mensais, e em algumas cidades até absolutos, podem cair neste evento de calor extremo.

Fonte: Metsul 


Calor Bolívia Centro-Oeste Temperatura Goiás
P U B L I C I D A D E