Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Reprodução

Trinta e três mandados judiciais estão sendo cumpridos em Goiás, Pará, Distrito Federal e São Paulo como parte da ação coordenada para desmantelar esse esquema criminoso

Polícia Federal investiga esquema de extração ilegal de minérios em terras Yanomamis com rota para Goiás

18/10/2023, às 15:09 · Por Redação

A Polícia Federal desencadeou na manhã desta terça-feira, 17, uma operação contra um grupo suspeito de extrair ilegalmente minérios das terras indígenas Yanomamis, localizadas nos estados do Pará e Roraima, e enviá-los para Goiás. Trinta e três mandados judiciais estão sendo cumpridos em Goiás, Pará, Distrito Federal e São Paulo como parte da ação coordenada para desmantelar esse esquema criminoso.

Segundo informações da Polícia Federal, os minérios eram extraídos ilegalmente das terras indígenas e, em seguida, transportados por membros específicos da organização criminosa para o estado de Goiás, utilizando tanto rotas terrestres quanto aéreas. No destino, os minérios eram negociados e entregues a joalheiros que atuam tanto no Distrito Federal quanto no estado de São Paulo.

A operação resultou em 12 mandados de prisão preventiva e 21 mandados de busca e apreensão. Além disso, houve determinação judicial para o sequestro de 15 veículos de luxo, avaliados em mais de R$ 4 milhões, e de nove aeronaves, cujo valor estimado é superior a R$ 15 milhões.

Os crimes investigados incluem lavagem de capitais, usurpação de minérios pertencentes à União, crime contra a ordem tributária e participação em organização criminosa. A ação da Polícia Federal tem como objetivo não apenas punir os envolvidos, mas também desarticular esse esquema ilegal que prejudica não apenas as comunidades indígenas, mas também o meio ambiente e a economia legal do país.


Investigação Polícia Federal Terras Yanomamis Goiás Pará Distrito Federal São Paulo
P U B L I C I D A D E