Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Números positivos de atividade econômica e geração de empregos foram puxados pelo agronegócio e indústria

Estado de Goiás cresce por 30 meses consecutivos, diz Banco Central

17/10/2023, às 07:46 · Por Redação

O Banco Central divulga nesta quinta-feira (19) novos números do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), mas, até julho, o estado de Goiás já acumulou 30 meses seguidos com resultado mensal positivo, sempre em comparação com o mesmo período do ano anterior. O indicador é divulgado todos os meses e agrega as informações sobre o desempenho da economia nos setores agropecuário, industrial, de serviços e comércio. Os números são apurados a partir das pesquisas mensais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para as cinco regiões geográficas, com detalhamento para 13 estados. O levantamento é realizado desde 2003 e, desde então, a situação atual superior a 900 dias de crescimento proporcional representa a terceira maior sequência na série história do BC para Goiás.

O estado registra números positivos no IBCR desde fevereiro de 2021, exatamente no início da recuperação depois do período da pandemia de Covid-19, até o último mês de julho. Avaliação dos dados feita pelo Instituto Mauro Borges (IMB), vinculado à Secretaria Geral de Governo, relaciona o momento a resultados de outros indicadores, como a retomada do emprego e a redução do índice de pobreza no estado.

A maior série positiva de Goiás foi registrada entre julho de 2009 e novembro de 2014, com a soma de 65 meses com alta no indicador. A segunda maior ocorreu logo antes, entre maio de 2006 e abril de 2009. Não fosse o resultado negativo em maio de 2009, Goiás poderia ter alcançado a marca de 101 meses de alta.



Goiás Economia Agro Soja
P U B L I C I D A D E