Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Poder Executivo Municipal busca adquirir do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o imóvel para revitalizar o centro da capital goiana

Prefeitura de Goiânia negocia com a União compra do Grande Hotel

07/10/2023, às 15:01 · Por Redação

Goiânia está prestes a decidir o destino de um de seus patrimônios históricos mais emblemáticos, o antigo Grande Hotel, que hoje pertence ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O prédio centenário está no centro de uma complexa negociação entre a Prefeitura de Goiânia e o órgão federal, com o futuro do imóvel pendendo em um equilíbrio instável. As informações são do portal Mais Goiás.

Embora ambos os lados, Prefeitura e INSS, estejam mantendo sigilo sobre os detalhes da transação, sabe-se que a Prefeitura de Goiânia recebeu uma proposta de compra no final de setembro e está atualmente avaliando-a. O prédio do Grande Hotel é uma parte crucial do projeto de revitalização do centro da cidade, algo que a Prefeitura está ansiosa para concretizar. 

A Secretaria de Finanças confirma o interesse no local e está conduzindo uma análise minuciosa, levando em conta fatores como viabilidade financeira, compensações econômicas e as complexidades legais associadas a tal transação.

Atualmente, o prédio do Grande Hotel abriga servidores da Secretaria de Mobilidade da Prefeitura e uma parte da Secretaria de Cultura do município. Apesar de sediar atividades educacionais, incluindo oficinas e cursos de música, a estrutura enfrenta desafios de manutenção que impedem visitações públicas. No entanto, há rumores de que a Prefeitura de Goiânia planeja unificar toda a estrutura da Secretaria de Cultura no Grande Hotel, consolidando suas atividades atualmente divididas entre o Parque Atheneu e a Casa de Vidro. 

Após as devidas reformas e melhorias, a intenção é abrir o espaço para visitações públicas e realizar eventos, especialmente na área externa do prédio histórico. Enquanto a Prefeitura se esforça para adquirir o Grande Hotel e transformá-lo em um ícone cultural acessível ao público, o INSS diz que o imóvel pode ser transferido a propriedade para a Superintendência Geral da União (SGU) caso as negociações não avancem.


Grande Hotel INSS SGU Cultura Prefeitura de Goiânia
P U B L I C I D A D E