Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Reprodução

Deputada federal Magda Mofatto (Patriota-GO) está entre os mais faltosos, ocupando o sétimo lugar com 12 ausências não justificadas, totalizando 15% na atual legislatura

Deputada de Goiás está entre os dez mais faltosos no Congresso

01/10/2023, às 16:31 · Por Redação

O Congresso Nacional ficou em alerta após a divulgação de um levantamento pelo portal Metrópoles, que expõe os parlamentares brasileiros com as maiores taxas de faltas não justificadas nas sessões legislativas. Entre os nomes destacados, a deputada federal Magda Mofatto (Patriota-GO) chama a atenção ao ocupar o sétimo lugar nessa lista preocupante. De acordo com os dados, Magda acumulou 12 ausências não justificadas, representando 15% de faltas nesta legislatura. Ao ser questionada sobre sua frequência nas sessões do Congresso, a parlamentar optou por permanecer em silêncio, deixando seus eleitores sem saber o real motivo pela sua ausência nas atividades legislativas.

O levantamento também destaca outros parlamentares que ultrapassaram a marca das 10 faltas não justificadas. Um total de 20 deputados federais foram citados, somando um alarmante número de 958 ausências coletivas. O recordista de faltas é o deputado federal Júnior Lourenço (PL-MA), com uma taxa de ausência não justificada de 23%, equivalente a 28,75% nesta legislatura. Além de Magda Mofatto, outros políticos notáveis aparecem nesse ranking preocupante. Antônia Lúcia, do Republicanos-AC, ocupa a segunda posição com 17 faltas, totalizando 21,25% de ausências na atual legislatura. O deputado federal Washington Quaquá (PT) conquistou a "medalha de bronze" com 16 faltas em 2023.

Entre as justificativas comuns apresentadas pelos parlamentares para suas faltas estão as atividades externas às sessões plenárias. Washington Quaquá, por exemplo, explicou que algumas de suas ausências foram devido a "tarefas externas das comissões de Turismo e de Relações Exteriores" e ao cumprimento de "funções partidárias como membro do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do Partido dos Trabalhadores (PT), do qual é vice-presidente nacional".

Vale ressaltar que as ausências não justificadas podem resultar em descontos nos salários dos parlamentares, conforme as regras estabelecidas no regimento interno da Câmara dos Deputados. Além disso, o excesso de faltas injustificadas pode abrir precedente para a perda do mandato parlamentar, levantando questões sérias sobre a responsabilidade e o compromisso dos políticos com seus eleitores e com o papel que desempenham no Congresso Nacional.


Política Magda Mofatto Ausente Congresso Nacional Goiás
P U B L I C I D A D E