Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Reprodução

Até outubro deste ano já foram registrados 137790 casos de dengue em Goiás, contra 92.691 casos no mesmo período do ano anterior

Com a volta das chuvas, Saúde alerta para o combate à proliferação do Aedes aegypt

16/10/2019, às 00:02 · Por Pedro Lopes

Com a volta das chuvas e as temperaturas ainda em alta, Goiás está à mercê da proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) emitiu alerta nesta segunda-feira, 14, pedindo que a população fique atenta na prevenção dos mosquitos.

Até outubro deste ano já foram registrados 137.790 casos de dengue em Goiás, contra 92.691 casos no mesmo período do ano anterior. Destas, 58 resultaram em mortes. Outras 68 mortes seguem sendo investigadas. 

Segundo a SES, é comum que entre outubro e maio os casos de dengue aumentem. Marcello Rosa, coordenador de Vigilância e Controle Ambiental de Vetores, alerta para que a população desenvolva boas práticas para evitar a eclosão de mais casos. 

“Além dessa vigilância no dia a dia, é interessante associar com comportamentos adequados de descartar o lixo para o recolhimento por parte das prefeituras; manter caixas d'água, cisternas e fossas vedadas para evitar a entrada de insetos; lavar bebedouros de animais com água, sabão e escova; colocar areia em aparadores de vasos de plantas; manter ralos e vasos sanitários fechados; calhas e grelas sempre limpas; piscinas com tratamento adequado e quando em desuso vedadas ou vazias”, declarou. 


Aedes Aegypti Dengue Zika Chikungunya Saúde Saúde Pública
P U B L I C I D A D E