Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Palácio das Esmeraldas é cético sobre lealdade de Vanderlan em 2026

Vai e vem de Vanderlan dificulta planos por uma aliança com Caiado e Daniel em Goiânia

25/09/2023, às 12:29 · Por Redação

O histórico de falta de lealdade do senador Vanderlan Cardoso (PSD) com os grupos que o apoiam tem atrapalhado seus planos para tentar mais uma vez a Prefeitura de Goiânia, em 2024. Vanderlan disputou todas as eleições desde 2004, exceto 2012 e 2022. 

Em todas essas campanhas, os projetos resumiam-se a uma candidatura quase “puro sangue”, em legendas distintas e com apoios diversos. Foi assim que se lançou candidato pela base do então governador Alcides Rodrigues, em 2010. Fora do segundo turno, Vanderlan aderiu à campanha de Iris Rezende (MDB), contra Marconi Perillo (PSDB)

O mesmo grupo político, mais desidratado, sustentou sua campanha em 2014. Com o mesmo desfecho de quatro anos antes, Vanderlan tomou rumo diferente na etapa final da campanha. Preferiu a neutralidade, beneficiando a reeleição do tucano. Dois anos depois, ao lado de Marconi, fez campanha contra Iris em Goiânia. 

Eleito senador em 2018 na chapa do MDB de Daniel Vilela, em uma onda anti-marconista, que também elegeu Ronaldo Caiado (UB). Dois anos depois Vanderlan foi apoiado pelo grupo do governador Ronaldo Caiado (UB) para prefeito de Goiânia.

Derrotado por Maguito Vilela, ele não correspondeu a base governista na reeleição de Caiado dois anos depois e apoiou Major Vitor Hugo (PL).

Esse vai e vem é um dos motivos do ceticismo do Palácio das Esmeraldas com Vanderlan. A reflexão do governador e do vice Daniel é Vilela é o que poderia levar Vanderlan a fazer diferente desta vez? 

Ronaldo Caiado tentará pela segunda vez chegar ao Palácio do Planalto, equanto Daniel Vilela buscará à sucessão em Goiás. 

 


Daniel Vilela Ronaldo Caiado Eleições 2024 Eleições 2026 Vanderlan Cardoso
P U B L I C I D A D E