Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Prefeitura de Goiânia realiza repasse de R$ 12 milhões à Fundação que administra as maternidades

Após repasse de recursos, maternidades de Goiânia retomam atendimentos eletivos nesta segunda

25/09/2023, às 08:40 · Por Redação

A Prefeitura de Goiânia anunciou o retorno dos atendimentos eletivos em suas três maternidades públicas após uma paralisação devido à falta de recursos. O retorno foi possível graças a um repasse de R$12.068.180,90 à Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (Fundahc/UFG), responsável pela gestão das maternidades. Os serviços serão retomados nesta segunda-feira, 24.

A parceria entre a gestão municipal e a Fundação visa solucionar questões financeiras pendentes, permitindo o pagamento de salários atrasados, fornecedores e insumos essenciais para os atendimentos eletivos. As maternidades envolvidas no projeto são o Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara (HMMCC), o Hospital e Maternidade Dona Íris (HMDI) e a Maternidade Nascer Cidadão (MNC).

As maternidades em questão realizam uma série de procedimentos, incluindo mil partos por mês, 17 mil exames laboratoriais e de imagem, 3.400 consultas médicas, 240 cirurgias eletivas e 5.800 atendimentos de urgência e emergência.

Essa ação vem em resposta à paralisação dos atendimentos não urgentes, que ocorreu devido a problemas como falta de insumos, atraso nos pagamentos a profissionais e dificuldades financeiras. Durante esse período, apenas os serviços de urgência e emergência estavam em funcionamento nas maternidades. Agora, a expectativa é que os atendimentos voltem ao normal a partir de hoje.


Maternidades Goiânia
P U B L I C I D A D E